Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

02 de outubro de 2023 às 15h17

 | 

Foto: Juan Siguí Moreno

Imagem de Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

O Brasil assumiu no último domingo (1) a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). O mandato irá durar um mês, e defenderá o como tema principal a importância das instituições bilaterais, regionais e multilaterais para prevenir, resolver e mediar conflitos. 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, presidirá uma audiência sobre essa questão no dia 20 de outubro.  

“Vamos trazer este mês a ideia de que o Conselho de Segurança deveria tratar mais amplamente dos instrumentos que as Nações Unidas, os países e as organizações regionais têm para prevenir os conflitos e não só tratar deles depois que ocorrem. Um reforço da diplomacia bilateral, regional e multilateral para prevenir a eclosão de conflitos”, explicou o secretário de Assuntos Multilaterais e Políticos do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Márcio Cozendey, em entrevista sexta-feira (29). 

Como exemplo, ele citou o tratado de Tlatelolco, firmado em 1967 pelos 33 países da América Latina e Caribe, para garantir a não proliferação de armas nucleares na região.

O diplomata disse à Agência Brasil que outros temas serão abordados ao longo do mês na presidência brasileira do Conselho de Segurança: a possível missão de apoio às forças de segurança do Haiti; a manutenção da missão da ONU que supervisiona as negociações de paz na Colômbia; e, possivelmente, questões relativas à guerra entre Ucrânia e Rússia.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM