Após críticas e envolvimento em polêmicas, Augusto Aras deixa a PGR nesta terça-feira

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

25 de setembro de 2023 às 12h06

 | 

Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR

Imagem de Após críticas e envolvimento em polêmicas, Augusto Aras deixa a PGR nesta terça-feira

Depois de quatro anos marcados por polêmicas, termina nesta terça-feira (26) o mandato de Augusto Aras à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ao longo deste período, ele foi alvo de críticas da oposição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - que o indicou ao posto mesmo estando fora da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) - por supostamente protegê-lo ao não dar andamento a denúncias como as investigações da CPI da Covid ou indícios de corrupção na saúde e educação durante o governo anterior.

No entanto, o substituto dele ainda não foi definido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Neste cenário, que chegou a contar com especulações de que Aras poderia até ser reconduzido ao cargo e algumas dúvidas se o petista seguirá a lista tríplice, o posto deverá ser ocupado interinamente pela subprocuradora-geral Elizeta Maria de Paiva Ramos a partir da próxima quarta-feira (27).

De acordo com o Estadão, durante seu período à frente da PGR, Aras sofreu duras críticas dos opositores de Bolsonaro sobre um suposto favorecimento ao então presidente. Ao indicar o procurador, Bolsonaro chegou a dizer que ele seria a “rainha” no xadrez de seu governo. Na prática: a peça mais poderosa na defesa do “rei”.

A Procuradoria-Geral da República é, pela lei, a única entidade com o poder de oferecer denúncias contra um presidente e, sob comando de Aras, o órgão chegou a arquivar mais de 100 pedidos de investigação contra Bolsonaro.

Entre eles, estavam os pedidos originados na CPI da Covid, que investigou a conduta de Bolsonaro durante a crise da pandemia. Aras também realizou apenas “procedimentos preliminares” em casos em que havia indícios de corrupção na saúde e educação, por exemplo.

Mesmo em seu próprio ambiente, o chefe do Ministério Público Federal enfrentou contestações. Também conforme a publicação, procuradores da cúpula da instituição o questionaram frequentemente sobre seus métodos na condução da PGR em tempos beligerantes.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM