Gestores de São Sebastião do Passé são punidos pelo descumprimento de metas da Educação

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

10 de maio de 2024 às 14h09

 | 

Foto: Reprodução/ Google Street View

Imagem de Gestores de São Sebastião do Passé são punidos pelo descumprimento de metas da Educação

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão de quinta-feira (9), acataram as conclusões contidas em relatório de auditoria realizada na Prefeitura de São Sebastião do Passé, com o objetivo de analisar a remuneração e a qualificação dos profissionais do magistério – Metas 16 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE) – no exercício de 2020.

Em razão das irregularidades apuradas durante a fiscalização, o conselheiro Paulo Rangel, relator do processo, imputou multa individual de R$1 mil ao ex-prefeito Breno Konrad Moreira, às ex-secretárias de Educação, Neilda Gonçalves Lima e Rosemary Costa dos Santos e à atual prefeita, Maria Nilza Santana.

A auditoria temática na área da Educação visa avaliar o cumprimento da Meta 16, que trata da formação continuada e pós-graduação de professores, e da Meta 18, referente ao atendimento do piso salarial e plano de carreira do docente, ambas do Plano Nacional de Educação, estabelecido em 2014.

Durante a análise, os auditores constataram que 70,78% dos profissionais do magistério da educação básica, recebem salários com valores abaixo do Piso Salarial Nacional, em descumprimento da Meta 18 do Plano Nacional de Educação – PNE. Além disso, a rede municipal de ensino não apresenta o mínimo de 90% dos profissionais de magistério ocupando cargos de provimento efetivo. Dos 332 profissionais, 271 ocupam cargos efetivos e 61 são contratados, o que representa um percentual de 81,62% e 18,37%, respectivamente, e indica o não cumprimento da Meta 18.1 do PNE.

Também foi observada a ausência de formação continuada para os profissionais de educação (o que compromete o disposto na Meta 16 do PNE); a existência de carga horária inconsistente; e a falta de transparência e de atualização do Estatuto e do Plano de Carreira do Magistério do município.

O Ministério Público de Contas se manifestou no processo, por meio do procurador Danilo Diamantino, pelo conhecimento e procedência das conclusões da auditoria temática. Cabe recurso da decisão.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM