Líder do partido do prefeito Bruno Reis na Câmara de Salvador, o vereador Cláudio Tinoco (União Brasil) se disse surpreso com a pesquisa realizada pelo instituto Real Big Data, que avaliou a gestão da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com o levantamento, 57% dos 1,2 mil entrevistados desaprovam o trabalho da titular da SMS, contra 33% que aprovam. Dez por cento não souberam ou não responderam ao questionário. Não foi informado o registro da amostragem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
"Esse tipo de pesquisa é a primeira vez que eu vejo na minha vida. Eu tenho 32 anos de vida pública, algum tempo de militância partidária e eu nunca vi uma pesquisa de um instituto que faz pesquisas eleitorais fazer avaliação de secretário. [...] A secretária de Saúde cuida da saúde pública e deve atender a toda a população, mas tem gente que não usa o serviço público. Talvez tenham pessoas pesquisadas que nunca foram a um posto de saúde, a uma UPA ou a uma farmácia pegar um remédio. Então, tem gente que nunca usou daquele serviço. Ela é apta a avaliar os serviços prestados se ela nunca usou?", indagou o edil, em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM.
Embora ressalve que não pretende "desqualificar o instituto", Tinoco advertiu para a hipótese de o levantamento favorecer alguém. Vale lembrar que a empresa é ligada à TV Record. O Republicanos, assim como a emissora, é comandado pela Igreja Universal do Reino de Deus e já manifestou publicamente o interesse de indicar um vice para acompanhar o prefeito na corrida à reeleição.
"Acho sim que a pesquisa foi feita com a intenção, provavelmente, de criar um fato político em prol dessa grande vantagem que Ana tem de permanecer na chapa, uma vez que Bruno confirme a sua candidatura a prefeito. [...] Eu diria a você: é sim intencionalmente para tentar desestabilizar Ana, que está muito bem e estabilizada, porque tem trabalhado muito, é corretíssima e tem ajudado muito a Bruno na gestão de Salvador", apontou.
O vereador comentou também a tentativa da oposição de vincular a imagem de Bruno à do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, em função do anúncio da aliança com o PL. "Não cola. Não cola de jeito nenhum, de forma alguma", refutou.
Sobre a nova imagem do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que nas últimas entrevistas, bem como na propaganda partidária impugnada após ação do Novo, tem demonstrado preocupação com os problemas ambientais da cidade, Cláudio Tinoco lembrou que o aspirante ao Palácio Thomé de Souza, enquanto comandante da CMS, "aprovou muitos projetos que não dialogam com o perfil que ele está tentando passar".
"Uma mera propaganda de campanha antecipada e uma peça de marketing tão malfeita, porque você não pode transparecer ser. Você tem que ser. Geraldo não representa essa figura tão afeita às questões ambientais na sua história. Todo mundo pode construir uma nova história, mas também não pode apagar o passado", disparou o líder do UB, ao ponderar que "não sabe" quem é o marqueteiro responsável pela peça e dizer respeitar o setor: "A Bahia é um celeiro de bons marqueteiros".
Confira a entrevista na íntegra: