Kiki Bispo aposta em aprovação de empréstimo e reajuste de 4% para servidores municipais e 8% para professores

Foto de Evilásio Júnior

Evilásio Júnior

Blog do Vila

03 de abril de 2024 às 06h00

 | 

Foto: Evilásio Júnior

Imagem de Kiki Bispo aposta em aprovação de empréstimo e reajuste de 4% para servidores municipais e 8% para professores

A Câmara de Salvador votará nesta quarta-feira (3) a autorização para que a prefeitura contrate um empréstimo de R$ 120 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Na mesma sessão, ainda serão apreciados o reajuste dos servidores municipais – 8% para os profissionais da Educação e 4% para os demais –, o Plano de Carreira e Remuneração dos Agentes de Transporte e Trânsito, bem como a proposta de criação do Programa Dinheiro Direto na Escola Soteropolitana (PDDES).

Fora a matéria do financiamento, que foi devolvida na segunda (1º) pela vereadora Marta Rodrigues (PT) à Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final (CCJ) após pedido de vista, todas as demais chegaram à Casa nesta terça (2).

Na avaliação do líder do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e seu correligionário, Kiki Bispo, apesar dos questionamentos da petista a itens como a falta de parecer técnico e a criação de cargos embutida, o projeto do empréstimo será aprovado em plenário.

"Olha, é mais um empréstimo que a Câmara autoriza o prefeito a contrair e isso tem colocado a cidade na posição de vanguarda, no que tange à questão dos investimentos. Salvador hoje é um case de sucesso, do ponto de vista financeiro, e tem a capacidade de antecipar os seus investimentos, a exemplo da arena multiuso, que foi assinada a ordem de serviço essa semana, em que boa parte dos investimentos foi feita com um empréstimo que foi aprovado pela Câmara no ano passado. Eu acredito que, mais uma vez, até pela credibilidade da gestão, da questão do saneamento das suas contas públicas, da capacidade de investimento, a Câmara deve aprovar mais esse empréstimo, porque sabe que Salvador estará se desenvolvendo cada vez mais", defendeu o chefe da bancada governista, em entrevista ao Blog do Vila, do Portal Salvador FM

Em relação às matérias de interesse do funcionalismo, Kiki também não acredita que haverá pontos nevrálgicos com a oposição, pois, segundo ele, houve diálogos entre as categorias e a Secretaria Municipal de Gestão. 

"Na verdade, todo aumento de servidores acaba não sendo 100% da forma como se imagina. É claro que, se a gestão pudesse, daria um aumento linear de forma maior, escalonado para todos os servidores. No entanto, a gestão é austera, ela tem o pé no chão, ela faz aquilo que o orçamento permite. Então, portanto, a proposta que chega aqui à Câmara é de um aumento de 4% para praticamente todos os servidores e os professores receberão 8%. Esse foi o alinhamento que a Semge fez dialogando com os sindicatos pertinentes a cada área", assegurou.

Durante toda a semana, servidores estiveram presentes nos arredores e dentro da Câmara e utilizaram até carro de som com paródias contra o prefeito, a fim de exigir aumentos mais robustos que os propostos e melhores condições de trabalho.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM