PCdoB toma pesada decisão após Fabrício Falcão ser 'alijado' da eleição para o TCM-BA

Foto de Yuri Abreu

Yuri Abreu

Política

28 de fevereiro de 2024 às 08h30

 | 

Foto: Divulgação/Agência ALBA

Imagem de PCdoB toma pesada decisão após Fabrício Falcão ser 'alijado' da eleição para o TCM-BA

O diretório estadual do PCdoB tomou uma pesada decisão após o deputado estadual Fabrício Falcão ter sido "alijado" da disputa para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) — o escolhido da base governista para a disputa acabou sendo o também deputado estadual Paulo Rangel (PT).

Em nota divulgada nesta quarta-feira (28), a sigla reforçou "as qualidades técnicas, políticas e profissionais" de Falcão para a ocupação da vaga, "já que tem vasta experiência parlamentar e formação acadêmica".

No entanto, a legenda apontou que o acerto para que o comunista fosse indicado à vaga não foi apenas ignorado, como foi montada "uma operação - um verdadeiro rolo compressor - de inviabilização até mesmo da inscrição para a disputa na Assembleia, não permitindo nem o direito democrático do deputado candidatar-se".

"E para completar, a imprensa já anuncia que a vaga seguinte irá para um outro partido, um acordo feito pelo PT e pelo governo, ou seja, excluindo, isolando o PCdoB, uma política deliberada de contenção de um partido de esquerda, de restringir o crescimento de um parceiro", diz um trecho da nota.

Devido a este cenário, o diretório estadual do PCdoB decidiu por não comparecer para votar no dia da eleição do conselheiro na Assembleia Legislativa — prevista para o início de março —, "deixando claro publicamente que não aceitamos a postura desrespeitosa a que fomos submetidos. E mais adiante, vamos examinar melhor o caso na direção do partido para tirar as devidas consequências".

Confira a nota na íntegra:

"O lamentável desrespeito ao PCdoB na eleição do TCM

Como se sabe, o PCdoB indicou o respeitado deputado Fabrício Falcão para participar do processo de eleição do Conselheiro do TCM na Assembleia Legislativa. Ele reúne as qualidades técnicas, políticas e profissionais para a ocupação da vaga, já que tem vasta experiência parlamentar e formação acadêmica. A apresentação também foi decorrente de um compromisso do governo em torno da indicação de um quadro do PCdoB, depois de na eleição anterior, na qual o deputado Fabricio também era candidato, a candidatura foi retirada para atender um apelo para o apoio a Aline Peixoto.

Não somente foi ignorado o acerto em torno da indicação desta vaga, como foi montada uma operação - um verdadeiro rolo compressor - de inviabilização até mesmo da inscrição para a disputa na Assembleia, não permitindo nem o direito democrático do deputado candidatar-se - uma ação absolutamente injustificável, quando se trata de impedir a qualquer custo o protagonismo de um aliado histórico do PT desde 2006, ano em que derrotamos o carlismo na Bahia. E para completar, a imprensa já anuncia que a vaga seguinte irá para um outro partido, um acordo feito pelo PT e pelo governo, ou seja, excluindo, isolando o PCdoB, uma política deliberada de contenção de um partido de esquerda, de restringir o crescimento de um parceiro. 

Diante de tais acontecimentos e resguardando nossa autonomia política, definimos por não comparecer para votar no dia da eleição do conselheiro na Assembleia Legislativa, deixando claro publicamente que não aceitamos a postura desrespeitosa a que fomos submetidos. E mais adiante, vamos examinar melhor o caso na direção do partido para tirar as devidas consequências.

O PCdoB vai completar 102 anos de história neste mês, sempre presente nas lutas do povo brasileiro por democracia e direitos sociais. Nos orgulhamos de nossa trajetória e episódios desse tipo só reforçam nossa unidade para seguirmos firmes e de cabeça erguida em busca da superação dos desafios que se apresentam. 

Direção Estadual
Bancada do PCdoB da Assembleia Legislativa"

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM