Inscrições para vaga do TCM seguem até o dia 27

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

16 de fevereiro de 2024 às 08h01

 | 

Foto: Reprodução/Google Street View

Imagem de Inscrições para vaga do TCM seguem até o dia 27

O processo de preenchimento da vaga de conselheiro aberta no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) com a aposentadoria do ex-conselheiro Fernando Vita, em 22 de dezembro passado, começou com a inscrição de dois postulantes, o deputado Paulo Rangel (PT) e o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos), que protocolaram requerimentos com 38 e 18 assinaturas, respectivamente. Eram necessárias apenas 13.

Ambos publicaram também breves currículos profissionais comprovando o cumprimento dos dispositivos constitucionais exigidos pelo elevado cargo.

A etapa de inscrições segue até o dia 27. Definidas as candidaturas – ainda podem existir outras inscrições –, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) fará a avaliação dos nomes, levando em conta a conformidade com exigências constitucionais de cada postulante, bem como suas qualificações técnicas.

Todos serão sabatinados pela CCJ e aqueles que cumprirem as normas da Carta Estadual seguirão para a votação definitiva em plenário – quando precisarão obter o quorum qualificado de 32 votos favoráveis para serem elevados ao cargo de conselheiro do TCM.

Para ser eleito conselheiro, nas votações secretas na CCJ e no plenário, será necessária a obtenção da maioria absoluta. Caso nenhum dos candidatos alcance esse quórum, poderão ser realizados até três votações apenas com os dois nomes mais votados.

Ao fim do processo, na hipótese dos candidatos não obtiverem o quórum mínimo, o processo será encerrado – sendo reaberto para novas inscrições, porém, quem disputou esta primeira votação não pode participar.

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM