'Orgulhosos em Pagar': super-ricos publicam carta em Fórum Econômico Mundial e pedem taxação em fortunas

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

19 de janeiro de 2024 às 15h09

 | 

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Imagem de 'Orgulhosos em Pagar': super-ricos publicam carta em Fórum Econômico Mundial e pedem taxação em fortunas

Um grupo de bilionários e milionários, distribuídos em 17 países ao redor do mundo, publicou uma carta na última quarta-feira (17), intitulada "Orgulhosos em Pagar" (Proud to pay), na qual solicita que suas fortunas sejam taxadas.

O documento, que conta com mais de 250 signatários super-ricos, foi direcionado aos políticos participantes do Fórum Econômico Mundial de Davos.

"Nosso pedido é simples. Nós, os muito ricos em nossa sociedade, queremos ser taxados por vocês. Isso não irá alterar fundamentalmente nosso padrão de vida, tampouco prejudicar nossas crianças ou afetar as economias de nossas nações. Irá transformar a riqueza extrema e improdutiva em investimento em nosso futuro democrático comum", afirma o documento.

Dentre os signatários está João Paulo Pacífico, fundador do grupo de investimentos Gaia e o único brasileiro na lista. Atualmente, o empresário investe em projetos sociais e colabora com cooperativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Além dele, assinam a carta a herdeira do império Disney, Abigail Disney; o ator e roteirista Simon Pegg; Valerie Rockefeller, herdeira da dinastia de sua família; Ise Bosch, neta do industrial alemão Robert Bosch; e o músico e compositor Brian Eno, além do ator da série Succession, Brian Cox.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM