Oktoberfest na Bahia? Deputada estadual quer instituir "Festival da Cerveja" em município do interior

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

19 de junho de 2023 às 10h33

 | 

Foto: Divulgação/Oktoberfest Brasil

Imagem de Oktoberfest na Bahia? Deputada estadual quer instituir "Festival da Cerveja" em município do interior

A Bahia pode ganhar uma espécie de Oktoberfest para chamar de sua. A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que institui o "Festival da Cerveja" na cidade de Alagoinhas (centro-norte do estado).

No município estão localizadas algumas das principais cervejarias do país, o que justificaria o pedido através do texto, protocolado na Casa na última quinta-feira (15). O “Festival da Cerveja” seria realizado anualmente, no mês de novembro.

A "verde" justifica a proposição pela já reconhecida excelência da qualidade da água, o que tem atraído a instalação de grandes indústrias de bebidas ao local. Ademais, ela explicou que a indústria da cerveja movimenta uma importante cadeia produtiva do País, responsável por mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), com a geração de mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, arrecadando para o governo mais de R$ 25 bilhões de tributos por ano, sendo o Brasil o terceiro maior produtor de cerveja do mundo.

“Alagoinhas transformou-se na capital baiana da indústria da cerveja, vez que a qualidade da água é uma riqueza inigualável, que brota do seu subsolo, sendo fundamental para o surgimento de um polo industrial cervejeiro de grande porte", afirmou. 

"A nossa água é reconhecida como a melhor do Brasil e a segunda melhor do mundo para a indústria de bebidas, fator preponderante para a instalação de três grandes fábricas no nosso município, estando uma quarta a caminho, com produção por ano de 1,38 bilhões de litros das mais variadas marcas, respondendo por 50% da arrecadação do município e cuja produção, além de gerar mais de cinco mil empregos diretos, movimenta o setor de logística, de onde parte a distribuição para todo o Norte/Nordeste e Norte de Minas Gerais”, completou a parlamentar.

A Oktoberfest é um festival de cerveja originado em Munique, Alemanha. Foi criado pelo rei bávaro Luís I para celebrar o seu casamento em 1810. No Brasil, a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, é a que possui uma das maiores festas do tipo fora do país europeu.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM