Mísseis russos atingem Polônia; é o primeiro ataque a um país da Otan

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Mundo

15 de novembro de 2022 às 19h00

 | 

Foto: Reprodução/Twitter

Imagem de Mísseis russos atingem Polônia; é o primeiro ataque a um país da Otan

Um novo ataque pode escrever novos capítulos na já sangrenta guerra entre Rússia e Ucrânia. Mísseis russos atingiram uma cidade na Polônia, na fonteira do país com a Ucrânia, em Prezewodóv.

A cidade fica perto de um território ucraniano dominado por tropas russas comandadas por Vladimir Putin. De acordo com informações da agência internacional Associated Press, a informação teria sido confirmada por funcionário do alto escalão da inteligência dos EUA.

A Rússia nega autoria dos mísseis que atingiram a Polônia, mas a Ucrânia relatou dezenas de ataques sofridos nesta terça-feira (15).

A Polônia integra a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar que propõe proteção entre os membros e que ameaça a hegemonia da Rússia no oriente. É a primeira vez que a guerra atinge um país-membro da aliança.

Os ataques recentes que atingiram a Polônia afetaram países vizinhos como a Moldávia, que sofre com falta de eletricidade após a destruição de instalações elétricas.

"Mísseis russos atingiram hoje a Polônia, o território de um país aliado. Pessoas morreram. Por favor, aceitem nossas condolências", disse Zelensky, que convocou para uma reação.

"Disparar mísseis contra o território da Otan é um ataque russo à segurança coletiva. É uma escalada muito significativa. Devemos agir", completou o presidente da Ucrânia.

O governo polonês se reuniu e mantém contato com a Otan para definir os próximos passos.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM