"Um Brasil com paz, democracia e oportunidades", defende Lula em primeiro discurso após vitória

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

31 de outubro de 2022 às 08h30

 | 

Foto: Reprodução/Twitter

Imagem de "Um Brasil com paz, democracia e oportunidades", defende Lula em primeiro discurso após vitória

Eleito presidente da República pela terceira vez neste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva fez o seu primeiro discurso após o resultado das urnas, em São Paulo, ao lado de aliados.

O petista declarou que é necessário pacificar o país, unindo as pessoas e respeitando as diferenças, destacando que irá governar para todos os brasileiros. Lula venceu Bolsonaro em uma disputa apertada e uma diferença de cerca de 2 milhões de votos - 50,9% a 49,1%.

“A partir de 1° de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiras e brasileiros e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo e uma grande nação”, declarou. 

"Esta não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nessa campanha. É a vitória de um imenso movimento democrático que se formou, acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais e das ideologias, para que a democracia saísse vencedora", disse Lula.

O discurso foi feito ao lado de Geraldo Alckmin, eleito vice-presidente, da senadora Simone Tebet (MDB), que se tornou peça-chave na reta final da campanha, e da ex-presidente Dilma Roussef.

Somente com tolerância, ressaltou o presidente eleito, o Brasil pode reduzir as desigualdades.

O discurso foi feito ao lado de Geraldo Alckmin, eleito vice-presidente, da senadora Simone Tebet (MDB), que se tornou peça-chave na reta final da campanha, e da ex-presidente Dilma Roussef.

"Só assim seremos capazes de construir um país de todos. Um Brasil igualitário, cuja prioridade sejam as pessoas que mais precisam. Um Brasil com paz, democracia e oportunidades", complementou.

Em uma eleição marcada pela polarização e casos de violência política, Lula também afirmou que será o momento dos brasileiros refazerem "laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio".

Lula citou o problema da fome e da extrema pobreza no país e novamente defendeu o acesso à cultura, promovendo os "livros em vez de armas".

O presidente eleito disse que está comprometido com as políticas de combate à violência contra as mulheres e salários iguais para a mesma função, além do enfrentamento ao racismo e todas as formas de preconceito. 

Ele defendeu a retomada de conferências nacionais para discussão e definição de políticas públicas federais e o fortalecimento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. 

“As grandes decisões políticas que impactam a vida dos brasileiros não serão tomadas em sigilo, mas em diálogo com a sociedade.” Lula disse que vai retomar o programa Minha Casa, Minha Vida com foco em famílias de baixa renda.

Na política internacional, disse que vai retomar diálogo com países desenvolvidos, como Estados Unidos e países da União Europeia, numa posição de igualdade, mas que também vai apoiar países em desenvolvimento. Lula defendeu o desmatamento zero da Amazônia com a retomada do monitoramento e vigilância.

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM