OAB-BA aprova mudança que 'desconsidera' votos de advogados para formação do Quinto

Foto de Alexandre Galvão

Alexandre Galvão

Bahia

15 de julho de 2022 às 11h11

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de OAB-BA aprova mudança que 'desconsidera' votos de advogados para formação do Quinto

O pleno da OAB-BA aprovou nesta sexta-feira (15), por unanimidade, a medida que diminui a importância da votação dos advogados e advogadas na escolha dos seis nomes que comporão a lista sêxtupla do Quinto Constitucional. A medida foi celebrada pela presidente da ordem no estado, Daniela Borges. 

“As encruzilhadas nas nossas vidas são inúmeras, mas a OAB-BA não segue ao sabor dos ventos. A OAB-BA não é biruta. É farol. Luiz Viana sempre lembra disso. A OAB-BA é farol na Bahia e é farol no Brasil. Tivemos paridade antes da obrigatoriedade. Estamos reafirmando valores e compromissos. Hoje, aqui, reafirmamos o nosso compromisso de grupo que apresentou para a OAB da Bahia um projeto político, com mais representação. A decisão do conselho hoje é o corolário dessa representação”, afirmou, em discurso.

Mesmo com a mudança na regra de votação, Daniela disse que essa mudança é espelho para o Brasil. “A OAB-BA tem sido a mudança que nós queremos ver no Brasil e no mundo”, celebrou. 

Segundo a sugestão acatada, para garantir a paridade de gênero e de raça, uma comissão constituída pela própria OAB-BA poderá desconsiderar parcialmente a ordem de votação. “Acaso o resultado não resulte na paridade, o presidente da comissão temporária vai apresentar uma proposta de lista desconsiderando parcialmente a ordem de votação na medida necessária na assunção de candidatos mais bem votados por gênero e de candidatos negros e negras ou pardos e pardas”, afirma a proposta.

O Quinto Constitucional é um processo democrático de escolha dos membros da advocacia e do Ministério Público para compor a fileira de magistrados nos tribunais. Esta é uma forma de tornar diversificada e plural a composição do Poder Judiciário em todo o país.

Os advogados escolhem até seis candidatos para votar. Posteriormente, essa lista segue para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que seleciona três entre os seis mais votados pela advocacia. A partir daí, então, o governador nomeia um dos três para compor o TJ-BA.
 

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM