Museu do Saneamento Embasa é reaberto após reforma; visitas já podem ser agendas

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Entretenimento

13 de maio de 2022 às 14h59

 | 

Foto: Gabriela Nascimento

Imagem de Museu do Saneamento Embasa é reaberto após reforma; visitas já podem ser agendas

O Museu do Saneamento Embasa (MuSa) foi aberto à visitação após cerimônia de reinauguração realizada esta semana. Antes conhecido como Museu Arqueológico da Embasa, o espaço passou por reforma e reestruturação do seu acervo, que passa a abrigar, além das peças arqueológicas resgatadas durante obras realizadas pela empresa, equipamentos utilizados na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O acervo conta parte da história do saneamento no estado da Bahia através de objetos como balas de canhão resgatadas no bairro do Comércio, em Salvador; sifão de porcelana oriundo de Cachoeira; pilões e machados de pedras pré-históricos e roda de fiar vindos de Cristalândia e Lagoa da Torta (Igaporã); fósseis encontrados em Cachoeira e Muritiba; moedas achadas em Vila de Igatu; moenda de cana-de-açúcar e ralador de mandioca resgatados em Lagoa da Torta; entre outros achados arqueológicos.

O MuSa está instalado em um prédio de estilo colonial tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), anexo ao antigo reservatório Cruz do Cosme, situado no bairro da Caixa D’Água, em frente ao Hospital Ana Nery, em Salvador. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; a marcação de visitas pode ser realizada através do site www.embasa.ba.gov.br (Institucional > Universidade Corporativa > Museu do Saneamento Embasa).

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM