Presidente interino do Coren-BA e pivô de caso de ‘rachadinha’ se juntaram para derrubar enfermeiras no conselho

Foto de Alexandre Galvão

Alexandre Galvão

Política

06 de agosto de 2021 às 09h40

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Presidente interino do Coren-BA e pivô de caso de ‘rachadinha’ se juntaram para derrubar enfermeiras no conselho

O presidente interino do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Holmes Filho, e a ex-tesoureira da autarquia Rosane Santiago, que foi acusada de “rachadinha” e afastada da função, têm uma relação mais antiga.

Conforme publicações no Diário Oficial da União, os dois enfermeiros juntos denunciaram três conselheiras do Coren-BA na gestão anterior. Segundo apuração do LD Notícias, todas as denúncias não foram dadas prosseguimento e foram arquivadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A primeira denúncia ocorreu em 2018. A dupla protocolou um processo administrativo contra Cátia Lafaethe Veloso Dantas Santos, então conselheira da autarquia baiana na gestão passada.

A segunda denúncia também ocorreu em setembro de 2018, desta vez contra a enfermeira Aline Soares da Silva, também da gestão passada. E por fim, em janeiro de 2020, Holmes e Rosane denunciaram Andreia Santos de Jesus, também conselheira na gestão anterior.

O então gerente de tecnologia do Coren-BA, Gabriel Ramos Daltro, afirmou ter sido coagido a transferir parte do seu salário para Rosane. Indicado por Rosane, Daltro passou a fazer parte do quadro de funcionários do Coren-BA em janeiro de 2021, recebendo o salário de aproximadamente R$ 8 mil – segundo ele, deste montante, R$ 3,5 mil eram repassados para a conselheira.

O presidente eleito do Coren-BA, Jimi Medeiros, também foi afastado após ser acusado de receber valores indevidos. Jimi nega as acusações, afirma não ter provas contra ele e diz não entender o motivo que foi envolvido em uma denúncia que ele mesmo fez o encaminhamento para o Cofen, Polícia Federal e Ministério Público Federal.

Enquanto Jimi e Rosane foram afastados temporariamente, Holmes, ex-secretário de Saúde de Santo Amaro, assume as funções no conselho.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM