'Tal pai, tal filho, tal neto': Marcelo Guimarães Neto pode ampliar dinastia familiar na política

Foto de Yuri Abreu

Yuri Abreu

Eleições 2024

04 de abril de 2024 às 10h44

 | 

Foto: Reprodução/Instagram @marceloguimaraesnetoba

Imagem de 'Tal pai, tal filho, tal neto': Marcelo Guimarães Neto pode ampliar dinastia familiar na política

A dinastia Guimarães na política baiana pode ganhar mais um ator após o empresário Marcelo Guimarães e o advogado Marcelo Guimarães Filho terem já cumprido mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e na Câmara dos Deputados, respectivamente.

Agora, a bola da vez é Marcelo Guimarães Neto, que vai concorrer nas eleições para a Câmara Municipal de Salvador, em outubro. Na última terça-feira (2), o rapaz se filiou ao União Brasil.

Em uma postagem no Instagram, Guimarães Neto postou uma foto ao lado do pai e do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. No texto da legenda, ele escreveu que, desde muito jovem, cultiva o desejo de ingressar na vida política.

"Consciente dos desafios que enfrentarei nesta jornada, mas certo da minha escolha e movido pelo desejo de fazer a diferença na vida das pessoas, abraço esse projeto de coração", afirmou ele, que agradeceu, além do próprio ACM Neto, ao deputado federal Elmar Nascimento e ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, "pela confiança e incentivo". "Juntos, trabalharemos incansavelmente por uma Salvador melhor", prometeu.

 

 

Herança política

O avô de Marcelo Guimarães Neto teve três mandatos como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O primeiro foi entre 1991 e 1995 pelo PRN (atual Agir). Ele foi reeleito mais duas vezes, já pelo PL.

No pleito de 2002, ele tentou pela quarta vez uma vaga na AL-BA. Após receber pouco mais de 45 mil votos, ele acabou derrotado e ficou na suplência do partido na Casa.

Marcelo Guimarães Filho também teve três mandatos, mas como deputado federal. A primeira eleição foi em 2002, quando fazia parte dos quadros do antigo PFL (atual União Brasil). Outras duas reeleições vieram, sendo a última delas pelo PMDB (agora MDB).

Após ausências nas eleições de 2014 e 2018, Marcelo Guimarães Filho, já filiado ao União Brasil, tentou novamente uma vaga na Câmara dos Deputados. Mas após receber 55.995 votos, ele acabou na primeira suplência do partido, atrás apenas do eleito José Rocha, que obteve 78.833 votos.

Além da política, pai e filho também foram presidentes do Esporte Clube Bahia. Marcelo Guimarães foi mandatário da equipe entre 1997 a 2005. O filho, entre 2008 e 2013.

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM