Governador Mangabeira: Justiça condena prefeito, pré-candidata e secretário por propaganda antecipada

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Eleições 2024

04 de março de 2024 às 17h10

 | 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Imagem de Governador Mangabeira: Justiça condena prefeito, pré-candidata e secretário por propaganda antecipada

A Justiça Eleitoral, em duas decisões diferentes, condenou o prefeito de Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira, a pré-candidata a prefeita da cidade e prima do gestor, Manuela Pedreira Rodrigues Silva, e o secretário municipal Albano Fonseca Ferreira Sales por propaganda antecipada.

A juíza ordenou que os acionados paguem, cada um, multa de R$ 5 mil e apaguem das redes sociais as propagandas antecipadas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

O ilícito eleitoral cometido pelo prefeito e sua pré-candidata ocorreu no fim de dezembro do ano passado, quando Pedreira anunciou Manuela como candidata à sua sucessão. Os condenados utilizaram redes sociais e fizeram circular material eleitoral, com pedido de voto e até mesmo jingle. O evento teve ainda o uso de adesivos em alusão à pretensa candidatura de Manuela.

Na decisão, a juíza aponta que "constatou-se, na aba dos perfis dos representados, vídeo e imagens de caráter propagandístico, com pedido expresso de votos".

"Não só utilização de palavras mágicas, em relação à candidatura da Representada MANUELA, mas, pedidos diretos de votos, com enaltecimento da pré-candidata. Observa-se os seguidores e apoiadores trajando vestimentas amarelas, padronizadas, portando adesivos com SLOGAN, 'MANGABEIRA É MANUELA' 'MARCELO TÔ COM ELA', inclusive percebe-se pessoas com camisetas, com nome da pré-candidata, o que é proibido até no período da campanha eleitoral", aponta a magistrada.

Manuela também foi condenada por instalar um outdoor de divulgação de pré-campanha. A mensagem, além de felicitações, tinha também sua fotografia, endereço de sua página nas redes sociais, o que configurou o caráter publicitário.

A juíza afirmou na decisão que "qualquer atitude de pretensos candidatos ou de terceiros, mesmo antes das convenções partidárias para a escolha do candidato em definitivo, no sentido de divulgar sua candidatura antes dessa data, mesmo que de forma dissimulada, fica caracterizada como propaganda extemporânea".

Cabem recursos das decisões.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM