Mortes violentas têm redução de 6% na Bahia em 2023, aponta balanço da SSP

Foto de Vinícius Ribeiro

Vinícius Ribeiro

Polícia

10 de janeiro de 2024 às 11h50

 | 

Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Imagem de Mortes violentas têm redução de 6% na Bahia em 2023, aponta balanço da SSP

Os casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) tiveram redução de 6% no estado da Bahia em 2023. Os números, comparados a 2022, foram apresentados nesta quarta-feira (10) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). A pasta contabilizou 4.855 mortes no ano passado.

"A morte violenta, que se chama CLVI, é composta basicamente de quatro itens: homicídio, feminicídio, lesão corporal seguida de mortes e o latrocínio. A gente teve uma diminuição total bruta de 6%, como eu tinha indicado anteriormente. Tivemos uma diminuição relativa de 6,3% nos homicídios, uma diminuição pequena em relação ao feminicídio, mas isso já não deixa de ser um avanço, é lógico, porque há uma tendência nacional", disse o secretário Marcelo Werner durante a apresentação.

Ainda conforme a SSP, os latrocínios (roubos seguidos de morte) também diminuíram 23% dos casos em comparação ao ano passado.  

"Nos últimos 7 anos, a gente percebe que, pela primeira vez, a gente consegue baixar da casa de 5 mil crimes violentos letais intencionais. Apesar de tudo que se passou do aumento da beligerância das facções criminosas, do aumento da associação das facções locais com facções de outros estados, trazendo aquela politica do terror e do medo. A partir do último ano, é o dado que a gente tem que registrar, porque na série histórica há uma redução de 27,2% de 2016 para cá, mas pela primeira vez, a gente consegue abaixar o CVLI da casa dos 5 mil pessoas mortas", destacou Werner.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM