"Matar dois coelhos com uma cajadada só". O tradicional ditado que significa a consequência de obter dois resultados ao mesmo tempo ou com a mesma ação, pode servir ao torcedor do Vitória que está vivendo, a cada dia, as emoções deste final de Campeonato Brasileiro da Série B.
E a 36ª rodada que começa na próxima sexta-feira (10) - mas só acaba na terça-feira (14) da semana seguinte -, pode ser um belo exemplo do como os rubro-negros podem, após o fim desta jornada, celebrar finalmente o acesso e, de quebra, festejar o inédito título da competição.
O Leão da Barra entra em campo no domingo (12), quando enfrenta o Novorizontino, no interior de São Paulo. Se empatar ou vencer, carimba em definitivo o passaporte para a Série A em 2024. Em caso de derrota para os paulistas, precisa torcer para que Juventude/RS ou Criciúma/SC não vençam na rodada.
Os gaúchos e catarinenses só entram em campo depois do Vitória, na terça-feira: O Juventude encara o já rebaixado ABC/RN, fora de casa, assim como o Criciúma, que tem um duelo contra o Guarani/SP, equipe que tem chances mínimas de acesso.
Com relação ao título, a conta é um pouco mais complicada: se bater o Novorizontino, o Vitória precisaria torcer por um empate ou derrota do Criciúma. Em caso de a partida entre o Leão e os paulistas acabar em igualdade, os rubro-negros vão precisar torcer por um empate entre Atlético/GO e Sport/PE. Além disso, que Criciúma e Juventude percam os jogos que vão disputar.
Já em caso de revés para o Novorizontino, o Vitória até poderia conquistar o acesso, mas o título só poderia ser confirmado na 37ª rodada, na partida contra o Sport, no Barradão, no dia 18 de janeiro.