Em meio a tensão militar, líder de grupo russo Wagner pede que tropas recuem "para evitar derramamento de sangue"

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Mundo

24 de junho de 2023 às 16h58

 | 

Foto: STRINGER / AFP

Imagem de Em meio a tensão militar, líder de grupo russo Wagner pede que tropas recuem "para evitar derramamento de sangue"

O líder do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, disse neste sábado (24) que ordenou que seus combatentes, que avançavam em direção a Moscou, na Rússia, voltassem para suas bases para evitar derramamento de sangue.

Segundo Prigozhin, a tropa avançou 200 km em direção à capital russa nas últimas 24 horas. A briga entre o governo da Rússia e o líder do grupo paramilitar ganhou amplitude na última sexta-feira (23), com Yevgeny Prigojin acusando o Exército da Rússia de bombardear suas bases próximas à linha de frente com a Ucrânia. 

Minutos antes do anúncio, o gabinete do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse que havia negociado um acordo com Prigozhin, que havia concordado em reduzir a escalada da situação. O anúncio, transmitido pelo canal oficial do Telegram da Presidência bielorrussa, aponta que Prigozhin concordou em interromper o movimento de combatentes de Wagner ao redor da Rússia.

“Agora é a hora em que o sangue pode correr. É por isso que nossas colunas dão meia-volta e voltam na direção oposta para retornar aos acampamentos”, disse Prigojin em um áudio publicado no Telegram.

Em viagem à Europa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em coletiva de imprensa neste sábado (24), preferiu não comentar ainda a tensão na Rússia. "Pretendo não falar de uma coisa tão sensível sem ter as informações necessárias”. Lula tem se apresentado como uma liderança para a criação de um comitê de paz para um cessar-fogo na guerra entre Rússia e Ucrânia. 

Com informações da Agência Brasil e O Globo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM