"Eu nunca tive problema com o agronegócio", diz Lula

Foto de Agência Brasil

Agência Brasil

Política

13 de junho de 2023 às 14h05

 | 

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Imagem de "Eu nunca tive problema com o agronegócio", diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (13), durante estreia do bate-papo semanal Conversa com o Presidente, que o agronegócio deu um salto de qualidade por conta do financiamento feito ao setor em seus governos anteriores. 

"Eu nunca tive problema com agronegócio. Eu governei oito anos esse país e eles sabem o que nós fizemos por eles. Eles sabem que temos muita responsabilidade com o salto de qualidade que deu a agricultura brasileira por causa do financiamento que nós fazíamos", disse Lula durante conversa com o jornalista Marcos Uchôa.

Para o presidente, não há incompatibilidade entre pequenos e médios produtores. Lula antecipou que os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário anunciarão um novo Plano Safra, que deve incluir também os pequenos produtores. Segundo o presidente, entre as medidas avaliadas para agricultura familiar está o estabelecimento de preços mínimos para a venda da produção.

“Vamos anunciar o Plano Safra agora, tanto para a agricultura familiar quanto para o agronegócio, e eles vão perceber que da parte do governo não há nenhuma objeção a eles", disse.

Reforma agrária

Ainda segundo o presidente, o governo estuda critérios para reforma agrária no país. Um levantamento sobre terras ociosas está sendo feito pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que o governo discuta os assentamentos com os movimentos sociais.  

“Eu disse ao Paulo Teixeira [ministro do Desenvolvimento Agrário] que não precisa mais invadir terra. Se quem faz o levantamento da terra improdutiva é o Incra, a partir daí vamos discutir a ocupação dessa terra, não precisa ter barulho, guerra. O que precisa ter é competência e articulação."

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM