Lula exonera chefe da PRF na Bahia que foi intimado durante a eleição

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

19 de janeiro de 2023 às 11h56

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Lula exonera chefe da PRF na Bahia que foi intimado durante a eleição

Em portaria assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, o presidente Lula (PT) exonerou do cargo de chefia da Polícia Rodoviária Federal na Bahia, o superintendente Virgílio de Paula Tourinho.

Ele foi alvo de intimação da justiça eleitoral durante o pleito no ano passado, quando a PRF realizou operações no dia da votação do segundo turno.

A medida foi acusada de ser utilizada como estratégia para dificultar o voto, principalmente em cidades do Nordeste, que são tradicionalmente redutos eleitorais do PT.

Diversas mudanças foram concretizadas e publicadas nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial da União. No total, 18 superintendentes da PRF foram substituídos, e outros 26 foram dispensados.

O delegado Cézar Luiz Busto de Souza foi o escolhido para comanda a PF no Distrito Federal, no lugar de Victor Cesar Carvalho dos Santos. O investigador chegou a ser o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado, setor mais sensível da PF, no governo Bolsonaro.

Lula, segundo informações da Folha de S. Paulo, já havia promovido a troca do superintendente da Polícia Federal no Distrito Federal, no dia seguinte aos atos golpistas, que terminaram com a invasão e vandalismo no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. Na ocasião, o Ministério da Justiça minimizou a troca e afirmou que a mudança já estava programada e estava inserida no plano de mudanças gerais nas superintendências
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM