MAM-BA realiza ações que marcam o Dia do Orgulho LGBTQIA+, nesta terça (28)

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

27 de junho de 2022 às 13h30

 | 

Foto: Divulgação/CASACOR

Imagem de MAM-BA realiza ações que marcam o Dia do Orgulho LGBTQIA+, nesta terça (28)

Em busca da livre expressão, diálogo, respeito e transformação social, o Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) realiza uma série de ações, esta semana, para marcar o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis, Queer, Intersexuais, Assexuais e mais), celebrado nesta terça-feira (28 de junho). A iniciativa inclui divulgações que têm como objetivo a visibilidade tão importante para um movimento afirmativo. 

“Primamos, antes de tudo, por uma gestão humana, centrada no ser humano que carrega consigo imensa complexidade e diversidade que devem ser visibilizadas, entendidas e respeitadas em todos os espaços, seja nas ruas ou em um museu público, como o nosso”, afirmou o diretor do MAM-Bahia, Pola Ribeiro.

O dia 28 de junho é comemorado em todo o mundo devido a ‘Rebelião’ de frequentadores do bar gay Stonewall Inn, ocorrida na mesma data, no bairro de Greenwich Village, em Nova York (1969), quando eles decidiram se revoltar contra as abordagens humilhantes das quais eram vítimas por parte da polícia e autoridades locais. No ano seguinte (1970), e no mesmo dia, foi realizada a primeira marcha do Orgulho Gay.

Cotas e mediação

O museu tem na sua equipe pessoas que se autodenominam LGBTQIA+. O Programa de Monitores Amigos do MAM-Bahia também dispõe de cotas/percentuais para garantir que os LGBTQIA+ tenham oportunidade de trabalho. Ariel Oliveira, por exemplo, é a primeira mulher transexual a ser mediadora no MAM-Bahia. 

“É gratificante e uma grande conquista obter um emprego formal, sabendo a dificuldade que nós, pessoas trans, temos para conseguir trabalho na sociedade em função do preconceito”, comenta Ariel. Com 25 anos e natural de Ipirá, ela cursa Artes e Design na Universidade Federal da Bahia e está no museu através do projeto Partiu Estágio do governo estadual.

Além do dia 28 de junho, existem outras datas afirmativas para a comunidade LGBTQIA+, como o Dia Nacional (29/01) e Internacional (31/03) da Visibilidade Trans, o Dia Internacional de combate à Homofobia (17/05), o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29/08), o Dia da Visibilidade Bissexual (23/09), o Dia da Visibilidade Intersexual (26/10) e o Dia da Solidariedade Intersexual (08/11), entre outros.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM