PIB brasileiro cresce 1% mesmo com inflação e juros elevados em comparação ao mesmo período de 2021

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Brasil

22 de junho de 2022 às 18h54

 | 

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Imagem de PIB brasileiro cresce 1% mesmo com inflação e juros elevados em comparação ao mesmo período de 2021

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro obteve crescimento de 1% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o último trimestre de 2021. Em valores correntes, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país chegou a R$ 2,249 trilhões. 

Principal indicador usado para medir a evolução da economia, o crescimento do PIB indica que o setor econômico do país está em ascensão. De modo geral, quanto maior o PIB maior é a geração de riqueza do país. O avanço econômico é resultado da reabertura econômica e recuperação do mercado de trabalho aliados à valorização das commodities. 

Apesar da recuperação no primeiro período do ano, sobretudo no setor de serviços - maior área impactada pelas recessões da pandemia -, os pequenos e grandes negócios têm pela frente um grande desafio para manutenção do crescimento econômico e valorização do poder de compra. 

Segundo Ricardo Santos, especialista contábil e CEO da ConsulFis Contabilidade, para os empresários o crescimento do PIB tende a representar um aumento das vendas. Isso porque, “as pessoas passam a ter um maior poder de compra, e a economia de modo geral é beneficiada. Junto a isso, com o aumento das vendas, podemos ter um crescimento na geração de empregos formais, aumento de consumo e demanda”, explica. 

A tendência é que o segundo trimestre ainda traga um resultado positivo e alavanque um pouco mais a economia, apesar das expectativas do setor apontarem que o crescimento será menor do que o do primeiro semestre e nos meses seguintes a evolução do cenário tende a estagnar. 

Diante deste cenário, Ricardo Santos aponta que as empresas precisam se manter atentas às variações na economia. Assim será possível entender o funcionamento do mercado e traçar estratégias para que as variações não gerem impactos negativos tão grandes em seus negócios. O especialista destaca ainda que a contabilidade consultiva pode ser uma grande aliada dos grandes e pequenos negócios para as futuras variações do PIB. 

De acordo com Santos, o grande diferencial para as empresas é a gestão do negócio, a instituição precisa traçar estratégias e metas viáveis para a realização dos objetivos. O especialista aponta que o crescimento de 1% no PIB não é um resultado grandioso, mas apresenta uma possibilidade de crescimento e retomada de ampliação melhor do que aquilo se previa no ano passado. 

Vale ressaltar que apesar do crescimento do PIB apontar uma possível melhora no quadro econômico do país, não necessariamente retrata o positivismo e otimismo da população com a economia.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM