Advogado afirma que decisão do STJ sobre o rol da ANS ser taxativo não surpreende

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

10 de junho de 2022 às 10h30

 | 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasill

Imagem de Advogado afirma que decisão do STJ sobre o rol da ANS ser taxativo não surpreende

Um julgamento finalizado nesta quarta-feira (8) decidiu, pela maioria dos Ministros da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar é taxativo. Em texto publicado no site Estadão, o advogado André Elbachá Vieira afirma que a decisão não surpreende.

“Não é surpreendente porque historicamente, nos últimos 20 anos, esse mesmo Tribunal que possuía teses benéficas aos consumidores, passou a adotar entendimentos contrários aos próprios julgados, especialmente para beneficiar grandes empresas como as de telefonia, da construção civil, das instituições financeiras e de igual forma ocorre com as operadoras de planos de saúde” disse Vieira.

O advogado explicou que a regra jurídica lógica sempre foi a de que o Rol da ANS deve ser priorizado, porém caso não haja tratamento compatível com o quadro clínico do beneficiário, a operadora deve arcar com procedimentos que tenham sua eficácia comprovada no meio científico. “Não se trata de uma aventura ou jogo de sorte ou de azar, mas se refere a cobertura de tratamentos outros que sejam reconhecidos como eficazes pela evidência científica”, enfatizou. 

A Lei Federal 9.656/1998 estabelecia a obrigatoriedade de cobertura de todos os procedimentos previstos no ‘Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar’, que é atualizado periodicamente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

No entanto, segundo ele, quando a lei silenciou a obrigatoriedade de cobertura de outros procedimentos, que não estavam previstos no rol, as operadoras de planos de saúde passaram a negar todos os os que não estavam incluídos.

No entanto, apesar da omissão, os códigos Civil e de Defesa do Consumidor estabelecem que são nulas as cláusulas que estipulem renúncia do aderente ou restrinjam obrigações e direitos fundamentais à natureza do negócio.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM