Ao lado de Boulos, chapa do PSOL na Bahia participa da inauguração da Cozinha Solidária

Foto de Luiz Felipe Fernandez

Luiz Felipe Fernandez

Polícia

07 de junho de 2022 às 17h25

 | 

Foto: Instagram@leandropaivac

Imagem de Ao lado de Boulos, chapa do PSOL na Bahia participa da inauguração da Cozinha Solidária

No Dia Mundial da Segurança Alimentar, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) inaugurou nesta manhã (7) a primeira Cozinha Solidária da Bahia, em Salvador. Com a presença do coordenador nacional do movimento e pré-candidato à Câmara Federal, Guilherme Boulos, a chapa do PSOL que irá concorrer no estado compareceu no evento, no Terreiro de Oxumaré, na Federação.

O programa, presente em 12 estados, teve início na pandemia e já alimenta 5 mil pessoas por dia. A unidade foi a 30ª construída no Brasil. Todos almoçaram no local e seguiram para acompanhar a agenda de Boulos na capital

Alguns dos que vão representar o partido no pleito este ano marcaram presença, como o pré-candidato ao Governo da Bahia, Kléber Rosa, pré-candidata ao Senado, Tâmara Azevedo, e a deputado estadual, Marcos Rezende.

Marcos fez um discurso enaltecendo a importância do terreiro, dos babalorixás, mãe e filhos que se empenharam também na realização da proposta da Cozinha Solidária. 

O lançamento oficial da sua pré-candidatura acontece à noite, às 19h, na sede do Ilê Ayê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu.

Pré-candidato ao governo do estado, Kléber Rosa citou a importância da presença de Boulos na cidade para inaugurar a Cozinha e também participar da Plenária do partido. Segundo o professor e fundador do Movimento dos Policiais Antifascismo, a proposta colocada em prática no Terreiro de Oxumaré coincide com a agenda do partido.

"Nós lutamos pelo direito à habitação e engajamento absoluto na melhoria da qualidade de vida do nosso povo. É uma atividade recente do MTST e ter a cozinha inaugurada em Salvador com a presença de Boulos, justo nesse momento de efervescência política do nosso estado, é um privilégio para gente", declarou em conversa com o Portal Salvador FM.

Colocada e autointitulada como única candidata de esquerda na briga pelo Senado na Bahia, Tâmara Azevedo disse que a Cozinha é um dos atos do que chama de "revolução solidária". Ela afirmou que este é um "presente" do movimento para a população baiana e que passa uma importante mensagem à sociedade.

"Um presente gigantesco que o MTST dá ao povo baiano, que precisa desse exemplo, e à toda a sociedade. Se tem frio, dê o que vestir, se tem fome, dê o que comer, abrigue, seja solidária, estamos em uma situação crítica no país e precisamos dar esse recado", destacou Tâmara.

REPRESENTATIVIDADE

Representando a figura feminina na chapa, a psolista valorizou a pluralidade do partido e assegurou que está é uma chance da população eleger políticos que têm a "cara da Bahia".

"É importante para a nossa população poder se identificar com esse mundo político tão branco, masculino, misógino, heteronormativo. É a oportunidade de se ver nessa chapa, a chapa que tem a cara da Bahia", disse a pré-candidata.

"Precisamos que tenha negros, mulheres, povos quilombolas, indígenas, LGBTQIAP. A gente encarna essas figuras com a possibilidade de ampliar os discursos dessas minorias tão esquecidas", argumentou.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM