Indústria representa 21% do PIB do estado da Bahia, aponta IBGE

Foto de Informe publicitário

Informe publicitário

Bahia

25 de maio de 2022 às 07h29

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Indústria representa 21% do PIB do estado da Bahia, aponta IBGE

As cenas são corriqueiras: você toma banho, usa shampoo, sabonete; no trabalho, participa de uma reunião por videochamada no computador; entre uma demanda e outra, responde mensagens no celular. Nem sempre lembramos, mas por trás de produtos do nosso cotidiano está o trabalho da indústria. Da matéria-prima até os produtos que consumimos no dia a dia, tem muita pesquisa, trabalho e gente envolvida. De acordo com a Secretaria do Trabalho (RAIS 2020), a indústria baiana responde por 16,6% do emprego formal no estado. Trata-se do setor que remunera melhor, com uma média salarial de R$ 2.528,27.

Além de estar presente em tudo à nossa volta, a indústria tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social. Na Bahia, o setor representa 21,8% do PIB, contribuindo com mais de R$ 56 bilhões de valor adicionado à economia, segundo dados do IBGE (Contas Regionais 2019). A indústria é o setor mais dinâmico da economia. Sua atividade induz o desenvolvimento dos setores agrícola e de comércio e serviços, via efeito multiplicador.

INFOGRÁFICO

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, ressalta outros aspectos que reforçam a importância da indústria. “O setor industrial induz pesquisas em inovação e desenvolvimento, demanda serviços avançados e mão de obra mais qualificada. Uma indústria forte, competitiva, gera crescimento sustentado para os outros setores da economia. Não é sem razão que mesmo países como os Estados Unidos que avançaram em direção aos serviços, colocando a manufatura em segundo plano, repensaram essa estratégia”, afirma.

Ainda assim, a indústria no Brasil trabalha aquém do seu potencial, impactada pelas reduzidas condições competitivas da economia do país, enfrentando o que se costuma chamar de Custo Brasil. Para superar este cenário e fortalecer o setor, o presidente da FIEB destaca a necessidade de uma política industrial nacional. “Além de medidas macroeconômicas, precisamos de uma política industrial voltada para o aumento da competitividade, conectada à indústria 4.0 e que se adeque à nova realidade brasileira e global”, defende.

Saiba mais sobre a indústria baiana em: https://www.fieb.org.br.

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM