Governo da Bahia comemora crescimento do PIB do Agro

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Bahia

14 de setembro de 2021 às 18h51

 | 

Foto: Ascom/Seplan

Imagem de Governo da Bahia comemora crescimento do PIB do Agro

A sequência de resultados positivos da economia da Bahia continua no segundo trimestre do ano. Nesta terça-feira (14), as pastas estaduais do Planejamento e da Agricultura estão realizadas com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, registrando o crescimento de 8,5%, se comparado com mesmo período em 2020.

Apesar de continuar pontuando negativamente, em agosto, o Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) também foi celebrado pelo Governo, pois apresentou redução da desconfiança no meio empresarial baiano e evolução na relação, se considerado o mesmo período do ano passado, caindo de -301 para -41 pontos. 

O vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, avalia positivamente o movimento de evolução econômica, mas reconhece que há um trabalho a ser feito. “Com ambos registrando considerável evolução, nos confirmam que temos motivo para comemorar. Mas a reorganização da economia baiana requer muitos esforços e temos trabalhado arduamente para isto” ressalta o secretário.

O valor monetário do agronegócio da Bahia totalizou R$ 33,8 bilhões, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). No segundo trimestre do ano, todos os subsegmentos do agronegócio expandiram, principalmente a agroindústria e a produção agrícola. Entre as culturas que mais apresentaram resultados  estão a produção física de soja com crescimento de 12,6%; banana com crescimento de 3,4%; uva (15,3%) e batata (93,5%). Já as culturas de milho, feijão, algodão, mandioca e tomate  registraram queda na produção física.

O secretário de Agricultura, João Carlos Oliveira, atribui esse crescimento ao trabalho desenvolvido entre Governo da Bahia e segmento. “Os 8,5% de acréscimo ao PIB do Agro, noticiados agora pela SEI, só confirmam esse crescimento consistente que é resultado do trabalho sério do Governo do Estado e da SEAGRI junto a todas as cadeias produtivas. E esse trabalho vai continuar a render frutos, referendando a força da agropecuária baiana, criando empregos e renda, fixando as famílias no campo com qualidade de vida e, por tudo, contribuindo para que a Bahia se agigante cada vez mais”, acrescenta João Carlos.

O resultado do ICEB, em indicador mensurado numa escala de -1.000 a 1.000 pontos apresentou melhoria de 60 pontos, se comparado a julho. O resultado corresponde ao quinto avanço do mês, fortalecendo a trilha de recuperação da confiança empresarial. Se comparado ao ano anterior, representa o crescimento de 260 pontos.

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM