Credenciamento de mototaxistas tem início nesta segunda-feira (29)

Foto de null

Ligação Direta

29 de maio de 2017 às 11h51

 | 

Foto: 

Imagem de Credenciamento de mototaxistas tem início nesta segunda-feira (29)

A Prefeitura inicia, nesta segunda-feira (29), o credenciamento para atuar como mototaxista em Salvador. O processo é conduzido pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e serão selecionadas pessoas físicas para a outorga de 2.938 autorizações para a exploração do Serviço do Transporte Individual de Passageiros com o uso de motocicletas (Mototáxi).

O Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Fabio Mota fala  sobre esse dia histórico para os mototaxistas. “É um dia histórico depois de 40 anos, o serviço de mototaxi é uma realidade na cidade de Salvador. Por muito tempo houve uma promessa na cidade, e hoje está concretizado, depois de um debate de 2 anos e várias audiências públicas, chegou a hora dos mototaxistas entregarem a documentação para requerer o alvará”.

O Presidente da Associação dos Profissionais de Mototaxistas (APMS), Adailton Couto também falou que hoje é o dia histórico para eles. “É um dia histórico, que entra para as futuras gerações da cidade de Salvador, o dia 29/05/2016 é o dia que entra para a historia do transporte de Salvador. A partir de hoje temos o ônibus, o taxi, o metrô e o mototaxi na cidade”, diz o presidente satisfeito. 

Assista ao vídeo:

 

A apresentação dos documentos exigidos em edital deve ser realizada na Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris, no período indicado pela letra inicial do nome do interessado. Para as pessoas cujos nomes são iniciados com letras de “A" a "M”, o período de entrega dos envelopes será de 29 de maio a 2 de junho, das 8h às 16h. Quem tem nome iniciado com letras entre “N" e "Z”, deve fazer a entrega entre 5 e 9 de junho, também das 8h às 16h.

A Semob lembra que, para se cadastrar, é necessário que os interessados tenham atenção à relação dos documentos exigidos, que são: cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em nome do interessado, cópia da Carteira de Habilitação na Categoria A, CPF, atestado médico de sanidade física e mental, emitido no máximo há 30 dias, Certidão Negativa Criminal, entre outros. O edital com todas as informações está disponível no site da Semob.

Regras – Os interessados deverão seguir as regras do Decreto Municipal 28.278, de 22 de fevereiro de 2017. O documento estabelece que, para transportar passageiros, o motorista precisa estar habilitado na categoria A, no mínimo, há dois anos. Além disso, a motocicleta deverá ter, no máximo, cinco anos de uso, máximo de 250 cilindradas, estar em nome do mototaxista e ser da cor amarela. Também é exigida a utilização de todos os itens de segurança estabelecidos no decreto. O motociclista deverá ter curso de especialização sobre condução de passageiros em veículos motorizados de duas rodas.

Da redação com informações do repórter Fabricio Cunha

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM