Giro Eleitoral/Porto Seguro: Jânio Natal tenta reeleição, mas ex-prefeita pode ser impeditivo

Foto de Márcia Moreira

Márcia Moreira

Eleições 2024

25 de maio de 2024 às 09h00

 | 

Foto: Montagem Salvador FM | Reprodução/Instagram

Imagem de Giro Eleitoral/Porto Seguro: Jânio Natal tenta reeleição, mas ex-prefeita pode ser impeditivo

A corrida eleitoral em Porto Seguro, importante destino turístico do litoral baiano e distante 593 quilômetros de Salvador, tem ganhando cada vez mais definições. Em 2020, o prefeito Jânio Natal (PL) foi eleito com 41,17% dos votos e deve buscar a reeleição. No entanto, um velho nome pode ser o impeditivo para ele atingir o objetivo: a ex-prefeita e deputada estadual, Cláudia Oliveira (PSD) - ela foi chefe do Executivo porto-segurense em duas oportunidades (2013 à 2016 e 2017 à 2020).

O liberal conta com o apoio do presidente da sigla na Bahia, o ex-deputado federal João Roma, além de dez partidos. Ao seu favor, o prefeito conta com avanços realizados durante a gestão, como nos setores de infraestrutura, turismo e saúde.

Já Cláudia Oliveira, considerada líder da oposição, tem contra si uma prisão, no ano de 2021, após virar alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF) no âmbito Operação Fraternos, que apurava desvios de verbas em licitações milionárias. No entanto, em menos de 24 horas, ela acabou solta.

Conforme fontes ouvidas pelo PORTAL SALVADOR FM, a indicação é a de que a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) poderia dar apoio à reeleição de Jânio Natal no município - ainda que em níveis estadual e nacional, o bloco de siglas e os liberais atuem em lados opostos no cenário político.

Procurados pela reportagem, no entanto, Davidson Magalhães, um dos caciques do PCdoB na Bahia, e Geraldo Galindo, presidente estadual da Federação Brasil da Esperança afirmaram que, por enquanto, não há qualquer deliberação do grupo sobre Porto Seguro. "O assunto está pendente para análise", afirmaram os comunistas. Por sua vez, fontes do PT baiano informaram que só haverá uma definição sobre o caso após o Encontro Municipal do partido, em data ainda a ser definida.

Demais candidatos

Outro pré-candidato é o CEO do Grupo La Torre, Luigi Rotunno (PSDB). Postulante em 2020, ele conseguiu 16,82% dos votos. O empreendedor é hoje um dos maiores empresários do Nordeste e tem o objetivo de, com a conquista da Prefeitura de Porto Seguro, impulsionar a economia local e atrair novos investimentos.

Apesar de já ter concorrido as duas últimas eleições municipais de Porto Seguro, Chico Cancela (PSOL) confirmou ao PORTAL SALVADOR FM que não irá disputar o pleito neste ano. Em 2020, ele ficou em quarto lugar após receber 5,55% dos votos. Assim, o nome que surge, pela legenda, é o da candidata Gabriela Borges de Souza, a Nega Van. Ela foi candidata a deputada estadual em 2022, mas não teve a quantidade de votos suficientes para exercer a função.

O Novo oficializou a pré-candidatura de Alyson Montezano à Prefeitura de Porto Seguro. Servidor público, farmacêutico industrial e pós-graduado em Farmacologia, o pretendente também é empresário na cidade e tem como uma de suas propostas "facilitar a vida de todos que querem trabalhar e empreender".

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM