Feirense aposta no histórico de bicampeão da Série B do estadual para conquistar o acesso

Foto de Vinícius Daniel

Vinícius Daniel

Esporte

07 de maio de 2024 às 17h00

 | 

Foto: Divulgação/Feirense FC

Imagem de Feirense aposta no histórico de bicampeão da Série B do estadual para conquistar o acesso

Um dos representantes de Feira de Santana, o Feirense se apoia na história de conquistas para repetir o feito e voltar à 1ª divisão do Campeonato Baiano. A equipe vai disputar a Série B do baiano de 2024, que começa em junho.

Bicampeão da 2ª divisão do estadual, o Feirense busca retomar os bons momentos que já viveu. Em entrevista exclusiva ao Portal Salvador FM, o gerente de futebol do Feirense, Jeferson Roberto, falou como a equipe vai atrás dessa retomada.

“Por muitos anos o Feirense fez bonito no futebol baiano. O caminho para retomar essa boa fase é trabalho, trabalho e aposta. Estamos oportunizando e apostando em jovens talentos, não apenas com pouca idade. Pouca idade, mas já com alguma rodagem dentro do futebol. Então é com esse intuito de trabalhar muito que nós vamos encarar essa 2ª divisão, reacender e avançar com essa história belíssima do Feirense”, explica o gerente de futebol.

Jeferson Roberto, gerente de futebol do Feirense | Foto: arquivo pessoal

Feira de Santana

Durante a última década, a cidade de Feira de Santana teve fortes representantes no futebol baiano, como o próprio Feirense, o Fluminense de Feira e o Bahia de Feira. Porém, com o rebaixamento deste ano do Bahia de Feira, a cidade ficou sem representante na Seria A do estadual.

Tirando Salvador, Feira de Santana é o município baiano com mais conquistas no futebol.

“É uma cidade belíssima, que respira o futebol e é um celeiro de craques. Nós que trabalhamos com divisão de base, enviamos jogadores de Feira de Santana para todo o canto do Brasil e para alguns países do mundo. Representar essa cidade é uma coisa maravilhosa, a cidade do Júnior Baiano, do Fábio Baiano, do Talisca. Então, é uma responsabilidade grande e, ao mesmo tempo, uma vontade imensa de fazer o melhor pela cidade, que tanto merece viver em um cenário diferente”, declara Jeferson Roberto.

Elenco 2024 e divisão de base

Ainda em formação de elenco para disputa da Série B do baiano, o Feirense já iniciou os trabalhos em campo. No extra campo, a equipe busca mesclar atletas jovens e experientes. Sobre os destaques do elenco, o gerente de futebol preferiu não “dá o ouro” aos adversários.

“Neste momento citar nomes em um mercado que tá em total ebulição, em pré-temporada, onde os contratos estão sendo feitos, a gente dá o ouro para o bandido. Infelizmente eu vou fugir dessa pergunta, mas quero dizer que nós vamos surpreender e com fé em Deus, nós vamos mostrar pro cenário do futebol baiano e nacional muitos talentos”, conta Jeferson Roberto.

O gerente de futebol do Feirense ainda revelou que a equipe vai contar com divisão de base fixa a partir de agosto deste ano.

“A partir de agosto, nós vamos estar disputando o campeonato de base, sub-15, sub-17. E essa é a novidade do Feirense, que vamos ter uma base fixa, que nós entendemos que a base hoje no Brasil. Ela é muito importante para as economias e para o comércio do futebol. Então, nós vamos investir, vamos acreditar na base, criando e consagrando novos talentos para o futebol baiano e nacional, com um trabalho de captação”, explica o gerente de futebol.

História do clube

Fundado no ano 2000 como Palmeiras Nordeste Ltda, o Feirense é um dos clubes tradicionais do estado. No ano seguinte disputou a Série B do Campeonato Baiano e garantiu o acesso à elite, depois se tornar o campeão da edição.

Em 2003, a equipe conquistou o Taça Estado da Bahia, competição classificatória para a Série C e acesso extra à 1ª Divisão estadual entre 1998 e 2007. 

Em 2005 o time foi rebaixado para segundona para dois anos depois conquistar o bicampeonato da Série B do Campeonato Baiano, já nomeado como Independente. O time conseguiu campanhas sólidas na Série A do estadual e permaneceu até 2015, quando foi novamente rebaixado.

A equipe assumiu o nome Feirense, oficialmente, em 2008, depois de ser Palmeiras Nordeste Ltda e Independente.

Umas das campanhas de destaque do Feirense na 1ª divisão do estadual foi o 3º lugar de 2012, quando conquistou vaga para Copa do Nordeste de 2013. Agora, a equipe corre atrás de volta a lista dos maiores do estado.

“Nós somos um grupo muito positivo, de pensamentos positivos, proativos, que trabalha muito, que sonha muito e que pretende realizar muito. Nós sabemos que temos que fazer muito com pouco. Nossos recursos são mínimos, nosso orçamento é bem simples, mas o trabalho, a força do trabalho, a vontade de vencer, de todos nós, fará com que essa temporada seja uma temporada vitoriosa”, garante Jeferson Roberto.

Jogo do Feirense em 2011 | foto: Divulgação/Feirense FC

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM