Inscrições abertas para o Edital Ciência na Mesa 3

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Bahia

26 de abril de 2024 às 08h26

 | 

Foto: Divulgação | Mateus Pereira | GOVBA

Imagem de Inscrições abertas para o Edital Ciência na Mesa 3

Pesquisadores e pesquisadoras, titulados com doutorado ou mestrado, que tenham interesse em submeter propostas de pesquisa inovadoras para aplicar novas tecnologias sociais visando o acesso à água, ou para utilizar tecnologias já existentes, podem agora se inscrever no Edital Ciência na Mesa 3 – Água para Consumo e Produção de Alimentos no Campo e na Cidade. Este projeto, financiado pelo Governo do Estado com R$ 6,3 milhões, busca selecionar e apoiar projetos de pesquisa que promovam uma abordagem racional e integrada no uso da água para consumo humano, produção de alimentos e cuidado com os animais, tanto em áreas rurais quanto periurbanas.

Os interessados podem acessar o formulário de submissão de propostas na seção de Editais 2024 do site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O prazo para inscrições se encerra em 7 de junho.

O objetivo do Ciência na Mesa 3 é escolher e apoiar projetos de pesquisa que promovam o uso sustentável e integrado da água, com ênfase em cinco áreas temáticas: Aprimoramento de Sistemas de Tratamento de Água para Consumo Humano; Otimização de Sistemas de Captação e Armazenamento de Água para a Agricultura; Tecnologias de Irrigação Sustentável e Eficiente; Promoção e Uso de Materiais e Técnicas Sustentáveis para Implementação e Melhorias das Tecnologias Sociais; e Inclusão Digital para Agricultores Familiares.

A secretária Fabya Reis, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), parceira neste edital, destaca a importância desse esforço conjunto na melhoria da segurança alimentar e nutricional, ressaltando o comprometimento do Governo da Bahia com políticas abrangentes que visam combater a fome e fortalecer o suporte às comunidades mais vulneráveis.

Por sua vez, a secretária Larissa Moraes, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), reforça o compromisso do governo com a gestão responsável dos recursos hídricos, buscando a conservação e recuperação das bacias hidrográficas, além da universalização do acesso à água potável. Destaca ainda a importância da integração entre os agricultores familiares e comunidades tradicionais para promover o uso integrado da água, através de soluções inovadoras e sustentáveis.

O diretor-geral da Fapesb, Handerson Leite, expressa a expectativa da fundação em receber propostas de pesquisa inovadoras que promovam o acesso racional à água não apenas para consumo humano, mas também para a produção de alimentos e o cuidado com os animais. Enfatiza a importância de soluções que beneficiem as populações rurais e periurbanas, especialmente no Semiárido da Bahia.

Todos os editais lançados pela Fapesb em parceria com a Secti, como parte da estratégia Ciência na Mesa, contribuem para as ações do Programa Bahia Sem Fome da Casa Civil. O Ciência na Mesa 3 – Água para Consumo e Produção de Alimentos no Campo e na Cidade é mais uma iniciativa dessa parceria entre a Fundação e as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e de Desenvolvimento Rural (SDR).

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM