Carlos Muniz alerta sobre risco de fechamento do Hospital Martagão Gesteira

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

02 de abril de 2024 às 15h05

 | 

Foto: Antônio Queirós

Imagem de Carlos Muniz alerta sobre risco de fechamento do Hospital Martagão Gesteira

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), alertou nesta segunda-feira (1) os poderes públicos sobre o risco do Hospital Martagão Gesteira fechar as portas. O alerta veio à tona durante o pronunciamento do superintendente da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel, falar sobre o assunto na Tribunal Popular da Casa. 

De acordo com as declarações de Álvaro, o equipamento de saúde tem um déficit anual de RS 15 milhões. Na ocasião, Muniz pediu muita atenção dos seus pares à mensagem de Carlos Emanuel no Plenário Cosme de Farias: “Esse assunto é muito sério, pois é inerente à saúde de crianças da capital e do interior do estado. O Martagão Gesteira é uma instituição muito importante. E através desse testemunho podemos concluir que pode ocorrer o fechamento deste hospital tão relevante para a nossa cidade e para a Bahia”.

“Viemos a esta Casa chamar a atenção para a relevância do hospital. É necessário reavaliar a forma de financiamento e de como lidar com a instituição. Realizamos setenta e cinco por cento de todas as cirurgias oncológicas de crianças em Salvador e sessenta e dois por cento de todo o Estado da Bahia. E sessenta por cento das crianças que chegam no Martagão Gesteira são transferidas de outras unidades pediátricas do nosso estado. Esse é o grau de complexidade que encontramos no hospital”, completou o parlamentar.

Ele frisou também que 99 % das crianças atendidas no Martagão Gesteira são oriundas de famílias com renda inferior a dois salários mínimos.

O hospital é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Mas é público e notório que a forma de remuneração do SUS não contempla as necessidades do hospital. Já tivemos, inclusive, que fechar uma UTI e leitos de Enfermaria. E corremos o risco de desmobilizar mais leitos e serviços. Portanto, estamos aqui para sensibilizar a área política”, frisou Carlos Emanuel.

No último dia 20, os vereadores Maurício Trindade (PP) e Débora Santana (Avante), integrantes da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Assistência Social da Câmara Municipal de Salvador, realizaram uma visita ao equipamento de saúde.

Doações

Pessoas físicas e jurídicas podem fazer doações ao Hospital Martagão Gesteira, através desse link. E o passo-a-passo para as doações de pessoas jurídicas através do Imposto de renda pode ser acessada, no Google, através da pesquisa “Martagão Gesteira Imposto de Renda”.  

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM