Caminhada na Barra destaca dia de conscientização sobre o Autismo

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

02 de abril de 2024 às 13h45

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Caminhada na Barra destaca dia de conscientização sobre o Autismo

Celebrado neste 2 de abril e instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2007, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo tem por objetivo disseminar conhecimento e abrir discussão sobre as necessidades e direitos das pessoas autistas. 

No mês em que especialistas e familiares de pessoas autistas se unem para ampliar a luta por respeito e inclusão - conhecido como Abril Azul - o Centro Mundo do Anjos, a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), a Palmares Centro de Estudos e Assessoria por Direitos e outras instituições organizam a tradicional caminhada que visa ampliar a visibilidade sobre a neurodiversidade, buscando apoio da sociedade. 

O evento acontece no próximo sábado (6), a partir das 8h, com concentração no Morro do Cristo, seguindo até o Farol da Barra. Neste ano, o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites” enfatiza a necessidade de compreensão das diferentes habilidades e condições das pessoas autistas. 

Segundo Laura Ferraro, fonoaudióloga e fundadora do Centro Mundo dos Anjos, é preciso conscientizar a sociedade e os órgãos públicos quanto a necessidade de inserção social, acesso a tratamentos especializados e ampliação de escolas inclusivas, “Nós,  familiares, profissionais da saúde e educação e organizações não governamentais, vamos às ruas para pedir apoio aos aliados à causa, destacando  que este é um dia de luta pela visibilidade e inclusão de pessoas autistas”, afirma. 

A ação vai pedir mais políticas públicas para pessoas neurodiversas, assim como preparo de professores e profissionais que assistem às crianças em ambientes educacionais. “Convidamos a sociedade e famílias de pessoas com autismo a participar da caminhada, que simboliza a nossa união. Todo apoio é bem-vindo para ampliar o alcance da nossa ação”, finaliza Laura. 
     
TEA

Transtorno do neurodesenvolvimento ainda sem indicação de causas específicas, o Transtorno de Espectro Autista (TEA) - como vem sendo chamado - pode ter diferentes apresentações e gravidades. O diagnóstico do TEA é fechado por um médico psiquiatra ou neuropediatra, ao identificar as principais características do paciente: atrasos e dificuldades na comunicação e fala, comportamentos restritos, rígidos e repetitivos, dificuldade em interação social, além de alterações sensoriais.

O tratamento do autismo pode ser composto pela realização de terapias interdisciplinares com os profissionais da psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicomotricista, fisioterapia, psicopedagogia, musicoterapia e nutrição. E precisa ocorrer de maneira sistemática e semanal atendendo a individualidade de cada criança/pessoa e por isso se faz importante uma avaliação detalhada e com profissional especializado, a fim de nortear quais as prioridades e encaminhamentos o paciente precisa. 
    

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM