Mulheres que praticam atividade física correm menos risco de morte precoce

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Brasil

01 de abril de 2024 às 16h24

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Mulheres que praticam atividade física correm menos risco de morte precoce

Uma pesquisa mostrou que o risco de morte precoce e de infarto é reduzido nas mulheres, quando elas se dedicam às atividades físicas. Mulheres que praticam exercícios com regularidade têm um risco significativamente menor de morte precoce ou eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), comparado aos homens, mesmo quando fazem exercícios mais leves do que eles.

A conclusão é de um estudo publicado no Jornal do Colégio Norte-Americano de Cardiologia, com pessoas de idades entre 27 e 61 anos, que foram acompanhadas por duas décadas. No período, o risco de ataque cardíaco letal, AVC ou outro evento cardiovascular entre as participantes que se exercitavam foi 36% menor, em comparação às sedentárias.

Já entre os homens, a diferença não foi tão grande: os praticantes de atividades físicas registraram 14% menos probabilidade de sofrer de um desses problemas, em relação aos que tinham um estilo de vida menos ativo.

Quanto à mortalidade por qualquer causa, a chance foi reduzida em 24% nas mulheres e em 15% entre os homens. "Esse tipo de estudo é fundamental para estimular as mulheres a praticarem uma atividade física e não desistirem. Manter o corpo em movimento é fundamental para uma boa saúde", comentou Ralph Couto, professor de educação física da Rede Alpha Fitness.

"Mesmo uma quantidade limitada de exercícios regulares pode proporcionar um grande benefício, em especial para as mulheres. Tirar algum tempo regular para fazer exercícios, mesmo que sejam apenas 20 a 30 minutos de exercícios vigorosos algumas vezes por semana, pode oferecer muito mais ganhos do que elas imaginam”, acrescentou.

O estudo mostrou que não há uma única abordagem para exercícios físicos, mas que, independentemente de gênero, não há como dispensá-los. As necessidades e objetivos de atividade física de uma pessoa podem mudar com base em sexo, idade e estado de saúde. Mas o valor de qualquer tipo de exercício é indiscutível, aponta a pesquisa.

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM