Vice em pauta: executivas estadual e municipal do PT se reúnem com Geraldo Júnior

Foto de Evilásio Júnior

Evilásio Júnior

Blog do Vila

20 de março de 2024 às 06h00

 | 

Foto: Evilásio Júnior

Imagem de Vice em pauta: executivas estadual e municipal do PT se reúnem com Geraldo Júnior

As executivas estadual e municipal do PT se reúnem nesta quarta-feira (20), a partir das 14h, na sede petista em Salvador, no bairro do Rio Vermelho, com o vice-governador e pré-candidato a prefeito Geraldo Júnior (MDB).

O principal ponto de pauta é a campanha eleitoral de outubro, não apenas as discussões sobre a composição das chapas de postulantes à Câmara, mas principalmente a definição de quem o acompanhará na corrida ao Palácio Thomé de Souza. 

Os petistas reclamam, em reservado, de demora nas definições para que o bloco, enfim, seja colocado na rua. Vereadores de mandato e aspirantes não sabem sequer as nominatas dos partidos, as áreas e formas de atuação para conquistar eleitores indecisos ou insatisfeitos com o atual comandante da cidade, Bruno Reis.

Sobre a questão da vice, embora o encontro não sirva para determinar o nome – a batuta é do governador Jerônimo Rodrigues –, haverá debate sobre as opções colocadas. Apesar de a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) reiterar diversas vezes que está fora do pleito, o consenso é de que o perfil deve ser semelhante ao da parlamentar: uma pessoa com forte atuação na capital baiana, negra e preferencialmente mulher.

Geraldo já revelou aos seus pares que ele mesmo e o MDB desejam que a escolha seja do PT – tanto por questões simbólicas quanto pragmáticas, afinal é o partido do presidente Lula que domina o Palácio de Ondina há 17 anos. Em busca do "carimbo", tentou-se a presidente da Fundação Nacional de Artes, Maria Marighella, mas ela resiste em deixar o governo federal. Com o apoio do presidente estadual do PT, Éden Valadares, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, quase emplaca, no entanto, desidratou por motivos político-administrativos, ainda que não esteja descartada. Nos últimos dias, o próprio prefeiturável esboçou trazer de volta a agora tenente coronela Denice Santiago, candidata derrotada em 2020, sob a alcunha de "major", com 228.942 votos.

Caso não haja anuência com o PT, o vereador Sílvio Humberto (PSB) e a titular de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães (PCdoB), são alternativas consideradas. A desvantagem é do socialista, por ser homem, e devido ao fato de a chefe da Sepromi ser aliada de primeira hora de Olívia – de quebra, a indicação compensaria em parte os "tocos" dados por Jerônimo nos comunistas, leia-se eleição no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e retirada da candidatura da própria deputada a fórceps.

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM