Vereadora apresenta projeto para criação de vagão exclusivo para mulheres no metrô de Salvador

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

08 de março de 2024 às 17h41

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Vereadora apresenta projeto para criação de vagão exclusivo para mulheres no metrô de Salvador

A vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT). apresentou um Projeto de Lei nº 41/2024, que propõe a criação de vagões exclusivos para mulheres no metrô de Salvador nos horários de pico: entre 6h e 9h e das 17h às 20h.

Segundo Marta, a matéria segue as experiências positivas do chamado “vagão rosa”, já instalados no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Contagem. Ela destaca que, cotidianamente, mulheres são assediadas dentro do transporte público, no entanto, muitas delas ficam constrangidas para realizar a denúncia. 

 “É corriqueiro, volta e meia sabemos de casos de assédio, de violência contra a mulher por homens em transporte público. Uma cultura machista e criminosa que não podemos compactuar. E se nos cabe essas possibilidades, temos que acatá-las. O sentido desse projeto é contribuir para o combate e prevenção ao assédio e violência contra mulheres, coibindo, sobretudo, as ações de importunação sexual já registradas no sistema metroviário de Salvador”, justificou. 

Marta Rodrigues afirmou que a proposição visa combater o machismo e à violência contra as mulheres. “Este não deveria ser papel apenas de vereadoras mulheres e de feministas, e sim de todos aqueles que defendem e garantem os direitos das mulheres, o direito à vida, o fim dos abusos e do machismo”, ressaltou a vereadora. 

Ela recordou os casos recentes, como o homem preso em flagrante após tocar partes íntimas de uma adolescente, no dia 12 de janeiro deste ano, na Estação de Metrô da Lapa. 

“É preciso analisar e estudar o fluxo de mulheres. O projeto estabelece que sempre nos dias úteis, excluídos os sábados, domingos e feriados, a quantidade de vagões ficará a critério da concessionária, respeitando o dimensionamento para o fluxo de passageiros nos referidos horários”, reforçou Marta.

Ela pediu, ainda, que a gestão do sistema metroviário promova campanhas educativas com avisos sonoros nos trens e estações, além de comunicação visual e vídeos educativos nos televisores do sistema metroviário.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM