Augusto Vasconcelos critica salário abaixo do piso nacional para professores

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

08 de março de 2024 às 06h49

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Augusto Vasconcelos critica salário abaixo do piso nacional para professores

O vereador e ouvidor-geral, Augusto Vasconcelos (PCdoB), manifestou durante Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Salvador (CMS) esta semana, sua indignação em relação ao piso salarial dos professores municipais. 

A discussão ganhou destaque após o prefeito Bruno Reis confirmar que, além do investimento proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), o executivo irá aplicar um bônus acima da média, resultando em um investimento total que supera em 105% os recursos destinados à educação municipal.

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) através da Portaria nº 61/2024, definiu o novo piso salarial dos professores da educação básica, com o valor mínimo de R$4.580,57, representando um aumento previsto de 3,62%.

O valor, contudo, ainda não faz parte da realidade da categoria na capital baiana. Atualmente, Salvador se destaca com o quarto pior piso salarial dentre as capitais em relação a profissionais da educação, com o total de R$2.845,00. 

"Se nós olhamos o site do FNDE, que é o responsável pela gestão dos recursos públicos da educação no Brasil, vamos identificar que os recursos do FUNDEB  destinados para o pagamento de professores não passam de 85% aqui no município", relata Augusto.

Na última semana, profissionais da educação foram às ruas para reivindicar o pagamento do piso salarial nacional pela prefeitura. 

"Valorizar profissionais da educação é essencial pra cidade avançar. E nesse intuito, registramos nosso apoio à justa pauta de reivindicações, que não trata só de salários, mas de condições de trabalho, questões estruturais das escolas, carreira, contratações de auxiliares de desenvolvimento infantil, dentre outras iniciativas que foram apresentadas pela APLB, mas que até agora não teve resposta do município", ressaltou Augusto. 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM