União Brasil desiste de comissões importantes em troca do apoio do PL na sucessão de Lira

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

07 de março de 2024 às 14h36

 | 

Foto: Divulgação/ União Brasil

Imagem de União Brasil desiste de comissões importantes em troca do apoio do PL na sucessão de Lira

O panorama na Câmara dos Deputados delineava uma disputa acirrada entre o União Brasil e o PT pela liderança na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), visando minar a influência do PL. No entanto, Relações Exteriores foi objeto de uma troca de última hora com o PL, que assumiu a comissão de Segurança Pública e Crime Organizado pelo segundo ano consecutivo.

Um acordo alterou o curso dos acontecimentos, levando o União Brasil a abrir mão de comissões de maior relevância em favor de posições secundárias nos colegiados da Câmara dos Deputados. O entendimento baseia-se na possível colaboração do PL para eleger Elmar Nascimento (União Brasil-BA) como presidente da Câmara, substituindo Arthur Lira (PP-AL). Com esse acordo, o partido liderado por Valdemar Costa Neto optaria por não apresentar um candidato em 2025.

O pacto, inclusive, contaria com a aprovação de Lira, que expressou o desejo de ser sucedido precisamente por Elmar. Nas principais especulações na Câmara, há indícios de que a disputa se concentra entre o baiano e Marcos Pereira (Republicanos-SP), que muito provavelmente terá o respaldo do governo e de Lula (PT) daqui a um ano. As informações são do Blog do Noblat, do site Metrópoles.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM