Flipelô 2024 vai homenagear Raul Seixas

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Entretenimento

01 de março de 2024 às 08h01

 | 

Foto: Ivan Cardoso/Divulgação

Imagem de Flipelô 2024 vai homenagear Raul Seixas

A edição 2024 da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) já tem data marcada e homenageado escolhido. Este ano, o evento vai prestigiar o poeta, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista baiano, Raul Seixas (1945–1989), entre os dias 7 e 11 de agosto, no Centro Histórico de Salvador.

Raul foi escolhido devido a sua habilidade com as palavras, pois, desde a infância, desenvolveu uma paixão pelos livros. A importância está em revelar, especialmente para as novas gerações, o quanto a literatura significou para ele, contribuindo com o seu talento, libertando a sua mente para criar letras e harmonias únicas e muito criativas. 

"Eu queria ser escritor, feito Jorge Amado, vivendo de meus livros, escrevendo o dia todo, com uma camisa branca aberta no peito e cigarro caindo do lado", disse o homenageado em depoimento registrado no livro "Raul Seixas: Uma antologia (1992)", de Sylvio Passos e Toninho Buda.

Registros apontam ainda que, durante a adolescência, o "maluco beleza" passava horas na vasta biblioteca do pai, repleta de clássicos da literatura, e ali foi criando gosto também por escrever contos e histórias em quadrinhos, além de grandes poesias, que, musicadas, se tornaram canções até hoje lembradas pelo povo brasileiro. 

"Também igual a Jorge Amado, questionou as desigualdades sociais vigentes. Raul Seixas defendia uma sociedade alternativa, o que o levou a virar alvo da ditadura militar. Teve sua obra censurada, foi perseguido e exilado", reforçou Ângela, acrescentando que "suas palavras são contemporâneas e definem o Brasil de hoje: um país que segue em uma 'metamorfose ambulante'.", disse Ângela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM