Ilha de Maré ganha unidade de pronto atendimento

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

27 de fevereiro de 2024 às 14h34

 | 

Foto: Betto Jr./ Secom PMS

Imagem de Ilha de Maré ganha unidade de pronto atendimento

A Ilha de Maré, território insular de Salvador, ganhou nesta terça-feira (27) uma unidade de Pronto Atendimento (PA), que funcionará 24 horas e terá capacidade de realizar até 1,2 mil atendimentos por mês. O prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, estiveram na localidade de Praia Grande para inaugurar a nova estrutura, que realizará serviços de média complexidade. Na ocasião, entregaram também a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) da Ilha de Maré, que foi totalmente requalificada.

A Prefeitura também lançou nesta terça o Plano de Bairro de Ilha de Maré, que reúne ações e obras visando o desenvolvimento sustentável do território insular nas áreas de mobilidade, urbanização, educação, lazer, assistência social e saúde, como é o caso do PA e da USF entregues. O objetivo é trazer mais qualidade de vida e bem estar para os moradores a longo prazo, em sua maioria pescadores, marisqueiras, lavradores, artesãos e comunidades quilombolas.

O PA Ilha de Maré fica situado na Rua da Caieira, na localidade de Praia Grande, e conta com sete leitos de observação, sendo dois para atendimento adulto, dois para atendimento pediátrico, dois privativos (isolamento) e um leito para atendimento crítico/sala vermelha. O espaço é equipado com sala de sutura, sala de medicação, consultório médico adulto e pediátrico, farmácia satélite e serviços para realização de diagnóstico como raio-x, ultrassonografia e análises clínicas.

Bruno Reis destacou que a abertura do PA era um sonho antigo das ilhas de Salvador. “Não só de Maré e da comunidade de Praia Grande, mas um sonho de todos os moradores das três ilhas. Agora, vocês têm uma unidade de Pronto Atendimento que funciona de domingo a domingo, 24 horas, de porta aberta para atender os casos de emergência e de urgência que vocês precisem”, disse.

“Qual era a realidade de vocês antigamente? Os moradores daqui das ilhas, quando tinham qualquer necessidade de média complexidade, tinham que ir a Madre de Deus ou a São Tomé de Paripe para serem atendidos. Hoje, estamos aqui para garantir a vocês que, a partir de hoje, por toda a vida, ninguém mais vai pegar barco para ir ao continente. Vocês vão resolver a saúde aqui mesmo, onde vocês moram”, completou o prefeito.

O investimento para a implantação do PA Ilha de Maré foi de R$1,6 milhão. Porém, para manter a estrutura, serão investidos R$1,8 milhão por mês. A unidade está articulada junto à Atenção Básica, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), à Atenção Domiciliar e à Atenção Hospitalar, bem como com os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. No local atuarão médicos generalistas, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo.

Requalificação

Já em relação à unidade de Atenção Básica que foi requalificada, o antigo prédio da USF Ilha de Maré sofria com desgaste provocado pelo salitre, além de infiltrações e mofo nas paredes e forro. Foram executadas intervenções que possibilitaram desde melhorias estruturais até questões estéticas, alcançando a fachada principal e os ambientes internos, a exemplo de recepção, consultórios e demais espaços.

Ana Paula Matos destacou que, além da reforma, a Prefeitura investiu no atendimento. “Nós contratamos equipes multiprofissionais, ou seja, fisioterapeutas, psicólogos, profissionais além de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que vão atender as pessoas que, na atenção primária, precisam desse serviço multiprofissional. Agora, junto com o PA, vocês terão todos os serviços que precisarem”, afirmou a vice-prefeita.

Nativa da Praia Grande, Mônica Paulo Neves tem 46 anos e é marisqueira na Ilha de Maré. Segundo ela, os moradores sempre enfrentam muitas dificuldades para obter o atendimento quando a maré está vazia. “Era muito difícil antes, e agora vai melhorar, graças a Deus. A unidade mais próxima fica em Paripe, e a gente tem que atravessar de barco. Eu mesma já passei por isso. Uma filha minha nasceu aqui mesmo, na ilha, porque os barcos estavam todos em terra porque a maré estava vazia e não tinha como sair”, contou.

Plano

Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o Plano de Bairro de Ilha de Maré foi elaborado com a participação efetiva das comunidades que integram o território. O instrumento prevê iniciativas para as localidades de Praia Grande, Caquende, Santana, Itamoabo, Neves, Botelho, Bananeiras, Maracanã, Ponta Grossa, Porto dos Cavalos, Martelo e Apicum.

Bruno Reis destacou a importância do documento: “Um plano de desenvolvimento que foi discutido com vocês e vocês democraticamente sugeriram as ações que nós deveríamos realizar nas ilhas. Aí está um plano para o amanhã. Independentemente de quem venha ser o prefeito de Salvador no futuro, esse plano mostra o que é preciso fazer, quais são as necessidades da ilha”, disse.

Segundo Tânia Scofield, presidente da FMF, para a elaboração do plano foram realizadas 40 reuniões com os moradores das ilhas. “Nossa equipe praticamente ficou dentro da Ilha de Maré por oito meses. Nós fizemos uma grande pesquisa e fizemos reuniões em todas as 12 comunidades na ilha. Foram quatro grandes reuniões em Praia Grande e mais três em cada localidade. Porque nós tínhamos que fazer um levantamento da ilha como um todo, mas também elaborar uma proposta para cada localidade especificamente”, disse.

“Nós conseguimos levantar todas as dificuldades, os problemas, as demandas, as carências que a ilha tem. Então,o plano traz todo esse diagnóstico da Ilha de Maré, mas também traz propostas, diretrizes e projetos. Ou seja, os programas que são prioritários e necessários para as pessoas que aqui vivem. E, para completar, os próprios moradores elegeram as intervenções prioritárias, há um quadro que elenca as necessidades mais urgentes segundo eles”, completou Tânia Scofield.

Na lista de prioridades estão obras que a Prefeitura de Salvador já está entregando, como o PA, além de píeres, encostas e contenções marítimas que estão em execução ou prontas para serem entregues. O plano começou a ser desenvolvido em 2021 e está disponível para consulta no link https://fmlf.salvador.ba.gov.br/plano-da-ilha-de-mare/.

Terceira maior ilha da Baía de Todos-os-Santos, Maré ocupa uma área de 11 km² tem uma população de cerca de 5 mil habitantes.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM