Cirurgia robótica baiana será destaque em simpósio norte-americano

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Bahia

21 de fevereiro de 2024 às 19h10

 | 

Foto: R - urologistas Leonardo Calazans, Alexandre Ziomkowski e Nilo Jorge Leão

Imagem de Cirurgia robótica baiana será destaque em simpósio norte-americano

A oitava edição do Simpósio Norte-Americano de Urologia Robótica (NARUS 2024), que acontecerá na cidade de Las Vegas, em Nevada (EUA), nos dias 22 a 24 de fevereiro, contará com quatro trabalhos de autoria do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR).  A maioria dos resultados apresentados no NARUS, um dos mais importantes congressos de cirurgia robótica do mundo, é desenvolvida por urologistas que atuam nos Estados Unidos. Apenas pesquisas de grande relevância desenvolvidas em outros países são selecionadas pelos organizadores. 

No Bellagio Hotel & Casino, local do Simpósio, o urologista Alexandre Ziomkowski, coordenador do Núcleo de Ciência e Tecnologia do IBCR e representante da equipe, vai mostrar os vídeos que detalham as técnicas utilizadas nas quatro cirurgias. Todas elas foram realizadas também pelo urologista coordenador do Instituto, Nilo Jorge Leão, e pelo diretor do Núcleo de Urologia do IBCR, Leonardo Calazans, juntamente com outros cirurgiões baianos.

A cirurgia robótica pediátrica conhecida como reimplante ureteral foi foco  de um dos estudos. “O procedimento cria uma nova conexão entre o ureter e a bexiga quando o ureter encontra-se obstruído”, resumiu o urologista Nilo Jorge Leão, primeiro cirurgião a realizar uma cirurgia robótica pediátrica na Bahia. Segundo ele, a equipe do IBCR reúne cirurgiões com as maiores experiências em cirurgia robótica infantil do Brasil. “Não poderíamos deixar de compartilhar com o mundo parte desse conhecimento precioso produzido aqui”, destacou o especialista.

O segundo trabalho revela uma nefrectomia parcial de altíssima complexidade realizada em um paciente jovem com câncer renal. Embora a indicação prévia fosse a retirada total do rim, o uso de recursos tecnológicos avançados, como o ultrassom robótico BK5000 (RoboX) e a visão robótica infravermelha (Firefly), aliado à expertise da equipe do IBCR, tornou possível a retirada do tumor com total preservação renal. 

A terceira cirurgia beneficiou um paciente do estado de Sergipe, operado em Salvador devido a um estreitamento do ureter, tubo muscular que conduz a urina do rim para a bexiga. “Neste caso, utilizamos uma técnica inovadora que utiliza a hidrocyanina verde para identificar o ponto de estreitamento do ureter. E, com a precisão típica da cirurgia robótica, conseguimos reparar o defeito com sucesso”, explicou Nilo Jorge Leão.

O quarto vídeo que será apresentado no NARUS 2024 pela equipe de urologia do IBCR retrata um caso complexo de tratamento curativo de metástase testicular envolvendo a aorta abdominal em um jovem de 20 anos de idade. Em uma cirurgia convencional (aberta), o paciente ficaria em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no hospital por 7 a 10 dias, mas com o uso da técnica robótica, ele recebeu alta em 24 horas. Poucas equipes em todo o mundo já realizaram este tipo de procedimento.
 

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM