Ministério da Saúde aponta Bahia como referência nacional em combate à dengue

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Bahia

18 de fevereiro de 2024 às 14h03

 | 

Foto: Feijão Almeida/Gov-Ba

Imagem de Ministério da Saúde aponta Bahia como referência nacional em combate à dengue

O Ministério da Saúde apontou a Bahia como referência devido ao plano de contingência no combate à dengue. A declaração foi feita pela ministra da Saúde Nísia Trindade, durante reunião neste sábado (17), com o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o senador Jaques Wagner, a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, além de prefeitos e representantes de diversos órgãos governamentais. 

"O plano de contingência da Bahia não apenas demonstra a capacidade de resposta rápida do estado diante de crises de saúde pública, mas também serve como modelo de colaboração e prevenção para outras regiões do Brasil”, avalia a ministra.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, o plano de contingência é uma resposta robusta às ameaças impostas pela dengue.

"Estabelece um marco em termos de colaboração entre diferentes níveis de governo e a sociedade. Para além das ações já executadas desde o último trimestre de 2023, adquirimos novos veículos de fumacê, faremos a distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os Agentes de Combate às Endemias, intensificaremos os mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência, a começar por Jacaraci e Piripá, bem como utilizaremos agentes com bombas costais em diversas cidades”, afirma a secretária. 

A titular da pasta estadual da Saúde ainda ressalta que o engajamento de diversos entes governamentais e, sobretudo, da sociedade, será o diferencial.

A Bahia registrou de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2024, 7.355 casos de Dengue, um incremento de 4,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Atualmente 23 municípios se encontram em epidemia.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM