Fotógrafa da FBF denuncia ter sofrido racismo na Arena Fonte Nova e torcedor se defende

Foto de Osvaldo Barreto

Osvaldo Barreto

Esporte

18 de janeiro de 2024 às 14h51

 | 

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Imagem de Fotógrafa da FBF denuncia ter sofrido racismo na Arena Fonte Nova e torcedor se defende

A fotógrafa da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Maurícia da Matta, utilizou as redes sociais para denunciar que foi vítima de ofensas racistas durante a partida entre Bahia Jequié, realizada na última quarta-feira (18), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Maurícia revela que um boletim de ocorrência foi registrado contra um torcedor e uma torcedora logo após a partida. 

"Eu estava trabalhando no jogo. Sempre fico no escanteio que dá para o Dique do Tororó, mas de vez em quando eu vou para o outro lado. Tem uma torcedora que todo jogo chama meu nome e fica me xingando por eu ter trabalhado no Vitória. Tem mais de três anos que ela fica me insultando, já vi me chamando de cabelo de boneca, mas sempre fiquei na minha. Dessa vez eu resolvi filmar e um cara que tava com ela começou a me ofender e fazer gestos obscenos para mim. Ele começou a me chamar de put* e, infelizmente quando parei de filmar, ele proferiu ofensas racistas. Foi feito um BO por violência psicológica e verbal, infelizmente não pude fazer por injúria racial porque não tenho provas do momento. Informei ao capitão da Polícia Militar, eles foram na torcida e levaram na delegacia dentro do estádio", disse.

Em contato com a equipe do Portal Salvador FM, o torcedor do Bahia, identificado como Haroldo Santos, rechaçou a acusação. Ele afirma que de fato provocou Maurícia, por saber que ela é torcedora do Vitória, mas em nenhum momento cometeu ato racista.

"Imitei uma galinha fujona, que é o apelido dado pela torcida do Bahia ao time do Vitória. Ficamos no setor norte e sabemos que ela já trabalhou no Vitória. Todo jogo tem provocações normais dos dois lados, ela também nos provoca. Após ela xingar uma torcedora, acabei errando em mostrar o dedo para ela, mas não houve ofensas racistas", disse Haroldo. 

Logo após a partida, o Bahia emitiu uma nota de repúdio a situação e apoio a Maurícia da Matta. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) também se posicionou sobre o caso.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM