Natal de Salvador tem desfile, Casa de Papai Noel e shows de Thiago Arancam e Fat Family neste final de semana

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

09 de dezembro de 2023 às 16h30

 | 

Foto: Betto Jr./ Secom

Imagem de Natal de Salvador tem desfile, Casa de Papai Noel e shows de Thiago Arancam e Fat Family neste final de semana

O desfile “As Folias de Papai Noel - Grande Cortejo” volta às ruas do Centro Histórico nestes sábado (9) e domingo (10), a partir das 18h30, ‘soteropolizando’ a festa natalina na capital baiana. Cerca de 750 artistas utilizam variadas linguagens artísticas durante o desfile que, dividido em alas temáticas, mistura as tradicionais comemorações natalinas com manifestações culturais da identidade baiana.

As Folias de Papai Noel celebra o universo lúdico que cerca a figura do Papai Noel, também símbolo dos festejos natalinos, e que mora no imaginário de crianças e adultos, mas vai além. O desfile se inicia com o setor dos “Brincantes”, que traz múltiplos personagens dos Contos de Fada, palhaços, pernas de pau, conta com a Oficina de Frevos e Dobrados, regida pelo maestro Fred Dantas, e com um tradicional Ternos de Reis, também manifestação do nosso ciclo natalino.

No segundo setor, a folia é trazida para o contexto das manifestações afro-baianas: entra em cena a Corte de Negra Jô e seu universo, onde tem capoeiristas, o Samba de Roda e a ala dos Caboclos de Itaparica, reverenciando o Bicentenário da Independência na Bahia.

No terceiro momento, o destaque é para o inegável talento do baiano de se expressar pela dança, em suas múltiplas vertentes. Esse setor inicia com a participação do internacional Balé Folclórico da Bahia, que se junta a um grupo de street dance, que se junta a um grupo de dançarinos de vertentes diversas (dança contemporânea, dança cigana, do ventre, flamenca e grupo de valsa), que por sua vez se junta às quadrilhas juninas Asa Branca e Imperatriz do Forró.  Fechando com chave de ouro esse setor dançante, o carro alegórico que traz nosso Papai Noel Negro, representando a maioria da população soteropolitana.

As alas finais celebram a diversidade do povo soteropolitano, que transita e colore as nossas ruas com suas múltiplas profissões e atividades:  artistas da noite, os carrinhos de cafezinho, genuinamente baianos, as trupes de ciclistas, e os nossos festejados garis da Limpurb, que dançam enquanto trabalham. Fechando essa grande folia, uma surpresa robótica, conectando nosso formato particular de abrir os festejos de final do ano, com o mundo tecnológico, rodeado de 80 percussionistas, sempre presentes em nossas festas.

Além da parada natalina, no palco principal, localizado na Praça Municipal, se apresenta neste sábado (9) o tenor lírico brasileiro Thiago Arancam num concerto especial de Natal. Já no domingo (10), o grupo Fat Family é quem anima a galera.

Para os dias 16 e 17 e 23 o desfile natalino continua, porém com um cortejo mais reduzido, com os Brincantes de Papai Noel, como continuidade das inúmeras ações de Natal no Centro Histórico.

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM