Festa de Santa Bárbara abre calendário de festas populares na Bahia com celebração no Pelourinho

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

04 de dezembro de 2023 às 07h46

 | 

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Imagem de Festa de Santa Bárbara abre calendário de festas populares na Bahia com celebração no Pelourinho

As ruas, vielas e ladeiras do Pelourinho voltam a se vestir de vermelho e branco, nesta segunda-feira (4), a para receber milhares de pessoas que vão saudar Santa Bárbara, na tradicional festa, que celebra 25 anos de devoção e 15 anos como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.

A programação de segunda (4) inclui alvorada e repique de sinos, às 6h, na Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Homens Pretos; seguida por missa campal, às 8h; procissão com sete andores decorados com santos católicos pelas ruas do Centro Histórico e cortejo cultural com Afoxé Filhos do Korin Efan, às 11h. 

Além disso, o público vai poder conferir apresentações e shows musicais gratuitos nos largos Tereza Batista, Quincas Berro D'Água, Pedro Archanjo e no Pelourinho.

No palco principal (Largo do Pelourinho), as apresentações começam às  15h, com a cantora Mariene de Castro, às 17h é a vez do Grupo Partido Popular com participação de Jorginho Comancheiro e encerra com o Grupo Negros de Fé, às 19h20.

No Largo Pedro Archanjo, a programação terá início às 11h com o grupo O Pretinho com a apresentação “Epahey Oyá” e as participações de  Jubiraci Bastos, Cala Lis, Matilde Charles, Mônica Melo, Célia França e Grupo Orisun. 

Tem samba também no Largo Tereza Batista, a partir das 11h, com Grupo Movimento e Grupo Katulê, além de DJ Raffa Maciel. Já no Largo Quincas Berro D’Água, a cantora ILLY se apresenta com o show ‘Samba Djanira’ e participação de Jota Pê. A abertura é às 15h, com DJ Preta.

A Festa de Santa Bárbara abre o calendário de festas populares da Bahia e acontece há 382 anos. Em 2023, milhares de fiéis seguem o ritual de percorrer as ruas do Pelourinho e do Centro Histórico para saudar a santa católica, padroeira dos bombeiros e dos mercados, e para reverenciar a Orixá Iansã. 

As cores vermelho e branco da festa estão associadas a essas duas figuras sagradas para as tradições católica e de matriz africana. Ambas costumam servir de espelho para mulheres guerreiras e valentes. Durante os festejos, se escutam expressões como “Eparrei!” e “Amém!” para saudar a orixá e a santa. Em 2023, a Festa de Santa Bárbara completa 382 anos de existência. Em 2023, a Festa de Santa Bárbara completa 382 anos de existência.

O calendário de festas populares da Bahia continua na próxima sexta-feira (8), com as celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia. No rol de eventos, ainda há a Lavagem do Bonfim, no dia 11 de janeiro de 2024, e a festa de iemanjá, em 2 de fevereiro. As festas populares da Bahia só terminam no dia 14 de fevereiro de 2024, no arrastão da Quarta-feira de Cinzas.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM