Prefeitura de Itabuna e Pancadinha entram em rota de colisão por causa de emenda parlamentar; entenda

Foto de Yuri Abreu

Yuri Abreu

Eleições 2024

01 de dezembro de 2023 às 11h07

 | 

Foto: Montagem | Reprodução/Instagram

Imagem de Prefeitura de Itabuna e Pancadinha entram em rota de colisão por causa de emenda parlamentar; entenda

A pouco menos de um ano para as eleições municipais em Itabuna, no sul da Bahia, a gestão da cidade e o deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) entraram em rota de colisão por causa de uma emenda parlamentar, destinada pelo membro da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), ao município para a reforma de praças.

A história envolve dois nomes que podem estar frente-à-frente no pleito de 2024: o atual chefe do Exeutivo itabunense, Augusto Castro (PSD), que deve tentar a reeleição, e o próprio Pancadinha, que já manifestou o desejo de ser prefeito da cidade, mas ainda não confirmou se vai se submeter à vontade das urnas no próximo ano.

Na última quarta-feira (29), o deputado usou as redes sociais para divulgar uma Emenda Impositiva que conseguiu, junto ao Governo do Estado, no valor de R$ 500 mil, com o objetivo de iniciar a reforma de praças em três bairros de Itabuna.

No entanto, na quinta-feira (30), a Prefeitura Municipal emitiu uma nota qual desmentiu as informações divulgadas pelo deputado Fabrício Pancadinha a respeito do que eles chamaram de "uma suposta emenda" parlamentar destinada à reforma de praças na cidade.

"Ao contrário do que foi veiculado pelo Deputado, esclarecemos que o Programa Acelera Itabuna está em pleno andamento e desde o mês de setembro. Desde então, a gestão municipal tem conduzido processos de licitação para a requalificação e modernização de diversos pontos da cidade, incluindo a Praça Camacan, Praça da Califórnia, Praça do São Pedro e outras localidades", afirmou a nota.

Ainda conforme a gestão municipal, as as obras em andamento estão sendo financiadas com recursos próprios da Prefeitura, totalizando um investimento significativo de R$ 115 milhões na infraestrutura da cidade.

"[A Prefeitura] reitera seu compromisso com a transparência e a verdade, repudiando qualquer tentativa de desinformação ou de pré-campanha eleitoral. Estamos empenhados em promover melhorias significativas na qualidade de vida da população de Itabuna, por meio de ações concretas e projetos que visam o desenvolvimento sustentável e a valorização de nosso município", completa a nota.

Tréplica

Em resposta à publicação da Prefeitura de Itabuna, o deputado reagiu. Em nota, atacou a gestão Augusto Castro, afirmando que ela "se utilizou da imprensa local e de seus meios de comunicação oficiais, para atacar minha honra e o trabalho sério e incansável que venho desempenhando desde o primeiro momento em que fui eleito Deputado Estadual".

"Me indignei com a forma desrespeitosa com que a gestão municipal apresentou uma nota informando que a emenda referida por mim seria uma “fake news”. Um absurdo. Desde o primeiro dia na Assembleia Legislativa da Bahia, luto e trabalho arduamente em busca de recursos e suportes para o desenvolvimento de nossa cidade, com o objetivo único de amenizar o sofrimento de nossa gente, que vem sendo esquecida dia a dia, e que tanto tem sofrido nas mãos dessa gestão incapaz, ineficiente e que se utiliza de inverdades para encobrir sua incompetência", diz um trecho do informativo. 

Ainda conforme Pancadinha, a “gestão” espalha desinformação e tenta ludibriar a opinião pública. "Diferente do que alega a gestão municipal, as minhas ações enquanto parlamentar jamais terão cunho político eleitoral. E enquanto estiver na posição de representante do povo, atuarei com transparência e legitimidade", afirma o parlamentar.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM