Alan Sanches diz que governo faz "manobra" ao falar sobre regulação no estado

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

21 de novembro de 2023 às 10h57

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Alan Sanches diz que governo faz "manobra" ao falar sobre regulação no estado

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) denunciou o modo como a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) tem administrado o sistema de regulação de pacientes. 

A manobra, segundo ele - que também é médico -, projeta uma demonstração artificial de agilidade nos atendimentos, o que não se confirma na prática. O parlamentar cita o que acontece com paciente com fratura de bacia ou acetábulo, que aguarda transferência para fazer exames e procedimento cirúrgico em hospital especializado. Ele é colocado na tela da regulação para fazer uma tomografia, por exemplo, e em seguida é retirado da fila. Mas depois ele retorna à UPA ou unidade de origem e precisa entrar novamente na regulação para ser operado.

“Mas por que é feito dessa forma? Para contabilizar a estatística de menos dias para ser transferido. Mas não estamos falando de estatística, e sim da vida das pessoas, do aumento de morbidade e do sofrimento que esse processo causa”, relatou Alan Sanches, durante a sessão plenária desta segunda-feira (20).

“Isso é um martírio, vocês não imaginam a dor de um paciente com fratura. O que estão fazendo com esses pacientes, em nome da estatística, é um absurdo. É um processo muito doloroso”, continuou. 

Em outras situações, Alan pontua que a falta de exames e dados pessoais incompletos fazem os pacientes terem os nomes retirados da tela da regulação, sem que o atendimento que precisam tenha sido efetivamente concluído. O líder da oposição afirmou que não descarta levar o caso ao Ministério Público da Bahia. 

“Parece que quem está na regulação às vezes esquece que é médico, que é enfermeira e perde a sensibilidade com o ser humano. É um tratamento que precisa ser revisto urgentemente”, frisou. 

Alan Sanches cobrou ainda que a titular da Sesab, Roberta Santana, preste esclarecimentos sobre o tema na Assembleia Legislativa. 

“Precisamos trazer a secretária de Saúde aqui para que a gente possa entender por que tantas pessoas continuam sofrendo com a fila da morte. Dizer que se faz a regulação de um paciente entre 24 e 48 horas é uma mentira deslavada. Porque a fila da regulação continua sendo a fila da tortura, sem saúde e uma fila da morte”, completou Sanches.

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM