Copa Indígena: quatro etnias disputam finais no Estádio de Pituaçu

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Esporte

20 de novembro de 2023 às 14h33

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Copa Indígena: quatro etnias disputam finais no Estádio de Pituaçu

As equipes de Tamandaré do Povo Tupinambá, Indígena Pataxó do Povo Pataxó, Tuxá Banzaê e Tuxá Ibotirama disputam, no próximo sábado (25) e domingo (26), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, a semifinal e final da 2ª Copa Indígena de Futebol - Kwá Tepé Turusú Yapisáwa. 

“O esporte é um direito constitucional, uma política pública e um direito de todos, todas e todes. Para os povos indígenas, que sempre viveram à margem da sociedade, a Copa tem um significado especial de inclusão social, porque mostrará à sociedade baiana a existência desses povos, e isso é muito importante, saber que essas etnias têm suas culturas e a sociedade terá a oportunidade de assistir”, comemorou a superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó. 

Os portões do Estádio Roberto Santos (Pituaçu) serão abertos às 7h30 no sábado e, no domingo, às 7h. O ingresso para a entrada deverá ser trocado por um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Programa Bahia Sem Fome, do governo estadual. Além das partidas, os torcedores poderão visitar a Feira de Artesanato, montada nas instalações do estádio, com a venda de produtos dos diversos povos. Também terão a oportunidade de acompanhar shows, durante os intervalos. 

No sábado, a cerimônia de abertura começa às 8h30, com o ritual indígena. Às 9h30 acontece o primeiro jogo da semifinal e, às 10h40, a segunda partida. No domingo, a abertura da cerimônia será às 8h, com execução do Hino Nacional em Patxohã e apresentações. Às 8h30, será realizada a disputa pelo terceiro lugar e, às 11h, a grande final, seguida pela cerimônia de premiação. 
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM