Oposição na Câmara articula com Senado consulta pública sobre aborto até 12ª semana de gestação

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

01 de outubro de 2023 às 11h30

 | 

Foto: Portal Catarinas

Imagem de Oposição na Câmara articula com Senado consulta pública sobre aborto até 12ª semana de gestação

Deputados da bancada de oposição têm articulado com o Senado para aprovar um plebiscito, uma espécie de consulta aos cidadãos, sobre a legalização do aborto no país até a 12ª semana de gestação. Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, a ação ocorre porque oposicionistas consideram que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenta legislar sobre o tema. 

A deputada Bia Kicis (PL), aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirma que o objetivo é “fazer com que o povo decida uma pauta tão importante, e não ministros do Supremo Tribunal Federal”. A deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista Contra o Aborto e em Defesa da Vida, Chris Tonietto (PL), é quem deve encabeçar o movimento na Casa. 

Segundo a coluna, o  projeto de decreto legislativo foi apresentado na terça-feira (26) pelo líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL). Segundo o texto, o eleitor deverá responder “sim” ou “não” à pergunta: você é a favor da legalização do crime de aborto?

A ação que trata a descriminalização do aborto de até 12 semanas no Brasil começou a ser julgada em 22 de setembro. A ex-presidente da Corte, Rosa Weber, votou a favor da descriminalização. Agora, cabe ao novo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, pautar o processo no plenário físico.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM