A votação aberta na internet para escolher os melhores deputados federais do país não resultou em premiação para nenhum dos 39 parlamentares da Bahia.
O ranking foi divulgado ontem pelo site Congresso em Foco. As três primeiras colocações são de membros do PSOL de São Paulo: Sâmia Bonfim, Erika Hilton e Guilherme Boulos.
A lista inclui 25 parlamentares, mas, como dito acima, nenhum baiano.
Já no Senado, com "nota de corte" menor, dois baianos apareceram entre os 15 mais votados: líder do governo, Jaques Wagner (PT) foi o sexto, 30 mil votos. Em 13º está Otto Alencar, com 9 mil menções. O primeiro colocado foi o senador do PT do Espírito Santo Fabiano Contarato, que teve 60 mil votos. Ele aparece seguido por Randolfe Rodrigues (AP) e Humberto Corta (PT-PE).
De acordo com o site Congresso em Foco, o sistema de votação foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou em documento a lisura do sistema. Além do público, também definiram os melhores na Câmara e no Senado um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. O júri também indicou os melhores na Defesa da Educação, categoria especial promovida pelo Todos pela Educação, e no Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade. O grande vencedor na Defesa da Educação foi a deputada Dandara (PT-MG). Já no Clima e Sustentabilidade, foi o deputado Nilto Tatto (PT-SP).
Conforme o regulamento deste ano, puderam concorrer deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023; não respondiam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.
Congresso em Foco: nenhum deputado baiano se destaca em voto popular; Wagner e Otto levam no Senado
Alexandre Galvão
Política
22 de setembro de 2023 às 15h55
|Foto: Divulgação
Relacionadas
ACM Neto sugere que Bruno Reis vai superar seus números nas eleições
Política
04 de outubroAnielle depõe na PF em inquérito sobre denúncias contra Silvio Almeida
Política
02 de outubroProgramas
Ver mais
A Voz do Brasil
Agora, às 20h00
Sacode Salvador
Bebeto Junior
Depois, às 21h00Galerias
Ver mais
Candidatos à Prefeitura de Salvador vão à Igreja do Bonfim
Galeria
04 de outubroAção oferece mamografias gratuitas na Arena Fonte Nova
Galeria
01 de outubroPassageiros esperam voo da Azul no Aeroporto de Salvador
Galeria
30 de setembro